24 outubro 2023, 13:54
Mundial da Austrália-2027 alargado para 24 equipas
Portugal na expetativa de apuramento direto para 2027. Modelo de qualificação decidido após o França 2023
Mundial Austrália-2027 alargado a 24 equipas. Modelo de qualificação decidido após o França-2023.
O próximo campeonato do mundo de râguebi, a decorrer na Austrália, em 2027, será alargado a 24 seleções, mais quatro do que no França-2023, decidiu esta terça-feira, em Paris, a World Rugby.
A realizar entre 1 de outubro e 13 de novembro de 2027, este alargamento histórico será «a maior reformulação» do quadro competitivo «desde 1987», ano da primeira edição, sublinhou em comunicado a organização que dirige a modalidade a nível planetário, uma reestruturação que procura «aumentar a competitividade global», lê-se ainda no documento.
A World Rugby detalhou, para já, os moldes em que se disputará a competição reduzida no tempo de sete para seis semanas (sete fins de semana), quatro delas dedicadas somente à fase de grupos.
O novo formato contempla: seis grupos de quatro seleções; uma ronda de 16 precede os quartos de final e que incluirá os dois primeiros classificados de cada poule, acompanhados dos quatro melhores terceiros.
Até à data, e que esteve em vigor para o França 2023, as nações participantes nos campeonatos do mundo saem a partir dos resultados obtidos na edição anterior. As seleções qualificadas para os quartos de final acrescida dos 3.º classificados da fase de grupos garantem presença automática sem necessidade de discutirem a qualificação regional. As restantes vagas (oito) eram disputadas nessas competições continentais, onde se inclui a Rugby Europe, através da qual Geórgia, Roménia e Portugal (foi à repescagem) se apuraram.
Ainda sem adiantar pormenores do processo para apurar as seleções presentes na 11.ª edição do Mundial, a World Rugby anunciará novidades «após o balanço do França 2023 em consulta com as federações nacionais e regionais».
De fora, sabe-se, fica o possível apuramento direto dos 4.º classificados da fase de grupos no França 2023, o que abriria as portas a Portugal de qualificação automática para o Austrália 2027, disse A BOLA, fonte da Federação Portuguesa de Râguebi. A mesma fonte acrescentou que a Europa apurará três seleções de forma direta e haverá ainda oportunidade para uma quarta através do torneio final de qualificação, o tal que valeu o passaporte aos lobos para o França 2023.
«O campeonato do mundo de râguebi 2023 mostrou o potencial que há para além das nações top-10 e top-12, se pensarmos grande e pensarmos de forma inclusiva. Não é aceitável aceitar o status quo. Não é aceitável não fazer nada», sublinhou Sir Bill Beaumont, chairman da World Rugby.
24 outubro 2023, 13:54
Portugal na expetativa de apuramento direto para 2027. Modelo de qualificação decidido após o França 2023
«A decisão de aumentar o Mundial 2027 para 24 equipas era o mais lógico e certo de fazer. Estamos focados em aumentar os níveis e reduzir o fosso», acrescentou Beaumont.