Pormenores nos quartos da Taça
Ole Rahmel, no Benfica-FC Porto para o campeonato, com Rui Silva à espreita Fotografia SL Benfica

Pormenores nos quartos da Taça

ANDEBOL06.04.202407:26

Benfica e FC Porto discutem, na Luz, passagem à ‘Final Four’. Clássico está empatado (1-1) esta temprada. Sporting ‘repete’ final de 2023 com Marítimo na Madeira

Benfica ou FC Porto, um deles fica, hoje, pelo caminho nos quartos de final da 52.ª Taça de Portugal num expectante clássico marcado para a Luz (17h) e que promete ambiente eletrizante.

Dia cheio de Taça já que o líder do campeonato e detentor do troféu, Sporting, desloca-se ao Funchal para discutir com Marítimo Madeira SAD (17h) quem segue num confronto que foi a final de 2022/23 — os lisboetas vencerem por 30-29 e conquistarem o troféu pela 17.ª vez —, enquanto V. Guimarães-Póvoa (16h) e Belenenses-Santo Tirso (20.30h) são os outros dois embates dos quartos na caminhada para a Final Four. No segundo, com a particularidade dos nortenhos serem os últimos sobreviventes da Divisão de Honra.

Se FC Porto ganhou a Taça entre 2018/19 e 2021/22 (2019/20 não se concluiu devido à pandemia), no caso dos encarnados a última conquista aconteceu em 2015/16.

«É um jogo muito importante porque é a eliminar e quem vencer passará diretamente à Final Four. Estamos concentrados e motivados, temos possibilidades de ganhar e creio que, cada dia que passa, estamos melhores. Temos muita ambição de passar à fase final», referiu o técnico das águias Jota González, que esta época tem saldo de 1-1 face aos azuis e brancos. «São, geralmente, encontros muito equilibrados e decididos nos: detalhes, eficácia, roubos de bola, contra-ataque… Acho que é isso que irá decidir. São sempre jogos de muita tensão, por norma resolvidos nos últimos minutos», completou.

Para o central portista Rui Silva, será a luta pela sua sétima Taça. «Os últimos dois jogos foram dois bons jogos da nossa parte e foi notório que melhorámos o nível. Acredito que, como equipa, os jogadores estão mais unidos e o caminho é esse. Agora vem aí a Taça, um clássico, em que se decide a presença na Final Four. Acredito que temos muitas possibilidades de lá chegar. É sempre melhor trabalhar sobre vitórias, sobretudo quando acontecem com um bom desempenho da equipa. Esperamos que isso faça a diferença.»