Alvalade veste-se de gala – tudo sobre o sábado especial do Sporting
Estádio José Alvalade vai encher também com muitos elementos dos núcleos sportinguistas. ANDRÉ ALVES

Alvalade veste-se de gala – tudo sobre o sábado especial do Sporting

NACIONAL03.05.202423:10

Vitória este sábado com o Portimonense mete o leão à espera do resultado do Benfica, este domingo, com o Famalicão, para poder agarrar o título nacional; 50 mil no apoio à equipa e com homenagem a Manuel Fernandes; onze também de… gala

Este pode ser o fim de semana que os sportinguistas esperavam, este fim de semana pode ser de título nacional. O Sporting ainda não depende apenas de si mesmo para ser campeão, tem de esperar que este domingo o Benfica não vença em Famalicão, mas terá sempre de ganhar este sábado ao Portimonense. Por isso o ambiente é de euforia leonina e por isso Alvalade vai vestir-se de gala. Nas bancadas repletas e no campo com o melhor onze, voltando o treinador a uma equipa mais próxima da norma da temporada, sem as alterações efetuadas no Dragão: Gonçalo Inácio volta ao trio defensivo e na frente contam os verdes e brancos com Gyokeres a 100 por cento e desde o primeiro minuto.

Mas será antes da hora marcada para o início do jogo que Alvalade começará a fervilhar. Cá fora, os adeptos preparam-se para mais uma grande receção à equipa, cerca de uma hora e meia antes do início do jogo. Antes disso, às 16 horas, abrem as portas do estádio e muitos vão procurar ocupar logo os seus lugares para não perderem pitada do que se prepara no interior do recinto.

Serão 50 mil os espectadores a encherem o estádio, casa cheia garantida desde terça-feira, muitos a viajarem de longe de Lisboa, uma vez que este será o jogo dos núcleos, reservado para muitas delegações leoninas marcarem presença na casa-mãe. Todos vão participar na coreografia que será também homenagem a Manuel Fernandes, eterno capitão que passa por momento de saúde complicado, na altura em que as equipas entrarem em campo. Tudo a postos para um dos jogos mais esperados do ano em Alvalade.

Com estas cartolinas, Sporting prepara coreografia especial para lembrar Manuel Fernandes. D. R.

A equipa inicial

A postos está também a equipa leonina que Rúben Amorim vai apresentar. Em campo também o onze será o de gala. Desde logo com o regresso do goleador Viktor Gyokeres - 26 golos e nove assistências em 30 jogo na Liga, 40/14 em 46 jogos no total das competições - depois de no Dragão ter entrado ao intervalo, uma vez que apresentou alguns problemas físicos durante a semana - foi a tempo ainda de marcar os dois golos leoninos, ao cair do pano, para o empate 2-2. O sueco, máxima figura deste campeonato, deverá ter a companhia de Francisco Trincão, pela direita, e de Pedro Gonçalves, pela esquerda, no trio de ataque pensado por pelo treinador.

Recuemos até à defesa. Na baliza Franco Israel tem lugar garantido, uma vez que Antonio Adán continua entregue ao departamento médico devido a problema muscular - dispensado do gabinete clínico foi Matheus Reis, que assim entra nas contas, ainda que deva sentar-se no banco de suplentes. No trio à frente do guarda-redes uruguaio, Coates tem lugar cativo ao centro no comando e na esquerda Gonçalo Inácio volta à posição de origem, depois de no Dragão ter jogado na ala. Na direita, St. Juste ou Eduardo Quaresma.

Na linha de quatro no meio-campo, Nuno Santos de volta à esquerda, Geny Catamo continua à direita  e Hjulmand no miolo, onde desta vez deve ter a companhia de Morita, no lugar de Daniel Bragança