Gala do Desporto com ilustres vencedores e homenagem a Carlos Lopes

MAIS DESPORTO03.05.202422:44

Confedaração do Desporto de Portugal galardoou atletas, dirigentes, treinadores e instituições de diversas modalidades; antigo medalhado olímpico foi o protagonista da cerimónia

Decorreu na noite desta sexta-feira no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, 27.ª edição da Gala do Desporto, organizada pela Confederação do Desporto de Portugal, que premiou atletas, treinadores, dirigentes e associações. Todo o desporto federado em Portugal foi homenageado, em igualdade, num evento que juntou modalidades desde as damas, a columbofilia, o aeromodelismo ou o bridge junto com o mais mediático futebol.

Por entre as várias centenas de presentes encontravam-se figuras como o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, ou os presidentes de Benfica e Sporting, Rui Costa e Frederico Varandas. Os dois dirigentes ainda se cruzaram, cumprimentaram-se e trocaram algumas palavras, comentando ainda o destino das respetivas equipas de futsal que, nessa mesma tarde, eram afastadas da luta pelo título europeu.

«O Benfica ainda chegou a estar a ganhar 3-1 e 4-2...», comentou Rui Costa, em jeito de lamento, para Varandas, que depois se encaminhou para a sala onde se realizou a cerimónia e ambos foram merecedores de menção honrosa, levantando-se para receber aplausos. A gala foi palco da entrega de galardões de Mérito Desportivo - Personalidade do ano, Campeões, Ética Desportiva, Treinador, Jovem Promessa, Equipa e Atletas Masculino e Feminino. A categoria Treinador elegeu como vencedor Hélio Lucas (canoagem) e João Neves foi o distinguido para o prémio Jovem Promessa, cabendo a Rui Costa receber o galardão.

Já a categoria Equipa foi vencida pela Seleção Nacional A de futebol feminino, tendo o selecionador Francisco Neto subido ao palco para receber o prémio e Norberto Mourão (paracanoagem) foi premiado para o desporto adaptado, o que antecedeu a entrega dos prémios individuais masculino e feminino.

No que respeita ao vencedor para Atleta Masculino, Diogo Ribeiro (natação) mereceu a escolha do público, ao passo que na vertente feminina o galardão foi entregue a Maria Martins (ciclismo) e, por fim, a homenagem da noite, na forma do prémio Alto Prestígio.

A distinção de cariz especial foi entregue a Carlos Lopes, que cumpre, em 2024, 40 anos sobre o ouro conquistado na maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984. O antigo atleta foi o principal protagonista da cerimónia e mereceu aplauso geral, antes de tomar a palavra e agradecer aos seus antigos treinadores, entre eles o falecido Moniz Pereira, e ao Sporting.

Carlos Lopes não esqueceu também a antiga campeã olímpica Rosa Mota pelo «sacrifício» que, tal como no caso do próprio, levou à carreira de sucesso de ambos. «Um beijinho para ti, minha grande amiga, por tudo o que fizeste pelo desporto», endereçou o ilustre desportista, que recebeu palavras de reconhecimento por parte dos governantes presentes e também do anfitrião do evento, o presidente da Confederação do Desporto de Portugal, Daniel Monteiro.

«Sem dúvida que o Carlos Lopes foi um ícone do Desporto nacional. Aliás, o dia em que conquista a medalha de ouro, a primeira medalha olímpica portuguesa, foi o Dia D do desporto português, mudou mentalidades, arrisco-me a dizer», enalteceu, finalmente, o dirigente.