Paulo Pereira já escolheu os 17 jogadores que vão ao Mundial
Selecionador Nacional anunciou o nome dos 'Heróis do Mar' convocados para representar Portugal na 29.ª edição do Campeonato do Mundo, que se realiza de 14 de janeiro a 2 de fevereiro, na Croácia, Dinamarca e Noruega
Portugal regressou do Torneio de França sem lesões - triunfo com Chéquia e derrota com França - e Paulo Pereira cumpriu o que tinha definido antes deste que foi o último momento de testes. «Tínhamos definido que os 17 atletas que iriam viajar para o Campeonato do Mundo seriam – se tudo corresse normalmente – os mesmos que viajaram para disputar o Tournoi de France. Assim vai acontecer, não houve lesões, portanto, vão ser estes 17 atletas que vão viajar connosco para o Mundial», revelou.
Portugal parte terça feira para a Noruega e vai ficar na capital, Oslo. «O balanço destes dois jogos é que ainda não estamos ainda a 100%, portanto espero que consigamos fazer com que os atletas estejam no máximo das suas capacidades funcionais. Como sabem, tivemos só cinco dias para preparar a selecção, portanto vamos ver se conseguimos estar melhor nos próximos jogos. Temos que melhorar muito na questão da recuperação defensiva, portanto, e isto está associado não só a questões táticas, mas também físicas. Se queremos ser competitivos, temos que melhorar muito nesta fase do jogo, focaremos o nosso trabalho nestes aspetos», disse o técnico de 59 anos.
A estreia de João Gomes e a ausência de Alexis Borges são as principais notas dos eleitos de Paulo Pereira, sendo que o pivot do Benfica justificou a ausência por motivos pessoais e foi rendido ppor Ricardo Brandão. Já o lateral-esquerdo Fábio Magalhães e o guarda-redes Gustavo Capdeville regressaram após recuperarem de lesão e o lateral-direito João Gomes substituiu Joaquim Nazaré.
Portugal irá disputar o Grupo E, juntamente com a anfitriã Noruega, e ainda Estados Unidos da América e Brasil, entre 15 e 19 de janeiro, na Unity Arena. O encontro inaugural fica a cargo dos Heróis do Mar frente à formação do Uncle Sam (15), pelas 17h00,
Portugal participou apenas em cinco Mundiais e nunca terminou acima do 19.º lugar. Após 18 anos de interregno, os lusos regressaram em força em 2021, tendo terminado na 10.ª posição e em13.º em 2023, na Polónia e Suécia.