A nova e rica estrela do ténis Mundial que tem como parceiro de treino um português
Qinwen Zheng, 22 anos, soma contratos publicitários milionários

A nova e rica estrela do ténis Mundial que tem como parceiro de treino um português

TÉNIS16:39

A tenista Qinwen Zheng é a nova imagem da Dior e os contratos publicitários da chinesa que ganhou a medalha de ouro em Paris2024 chegam aos 30 milhões de euros

Um contrato milionário com a Dior, empurrou a chinesa Qinwen Zheng para o topo da lista das atletas mais bem pagas, destronando outra tenista, Coco Gauff. O contrato publicitário da n.º 5 do mundo com a casa de alta costura francesa junta-se a um lote de patrocinadores e apoios, cerca de 14, da medalha de ouro de Paris2024, cujo valor ascende agora a 30 milhões de euros.

Tenista Qinwen Zheng é a nova imagem da Dior
Tenista Qinwen Zheng é a nova imagem da Dior

Uma fortuna para qualquer mortal e ainda mais para a atleta de 22 anos que viu os pais venderem a casa, a cerca de 1200 quilómetros de Pequim, para que seguisse o seu sonho. Hoje, a mãe já não vende bilhetes de comboio e dedica-se a garantir que a filha come e dorme bem e o pai há muito que deixou de praticar atletismo. Aliás, Zheng pode até dar-se ao luxo de ter uma enorme equipa a acompanhá-la, onde consta, por exemplo o tenista luso Francisco Rocha, irmão de Henrique Rocha que perdeu na última ronda de acesso ao quadro principal do primeiro Grand Slam da temporada, que está na Austrália como parceiro de treino da chinesa.

A nova estrela chinesa, que tem como melhor resultado a final em Melbourne do ano passado,  estreou-se a vencer no Open da Austrália frente à qualifier romena Anca Todoni, por 7-6(3) y 6-1.

Qinwen vive em Andorra atualmente e treina com regularidade em Barcelona, mas não esconde a paixão por passar horas em karaokes. 

Apaixonou-se pelo ténis quando tinha seis anos e Pequim recebeu os Jogos Olímpicos, tendo naturalmente como ídolo Li Na, a pioneira do ténis chinês que ganhou dois Grand Slams, tendo se tornado a primeira asiática a alcançar tal feito, com o triunfo em Roland Garros, em 2011. Zheng viu pela televisão, juntamente com milhões de compatriotas, Li Na levantar o troféu do Open da Austrália em 2014. Agora sonha repetir a proeza da compatriota.