O bom, o mau e o… já não
Equipas portuguesas enfrentam diferentes cenários na penúltima jornada da Liga Europeia de andebol. O Sporting tem boas perspetivas de seguir em frente, o Benfica precisa de muitas contas e ABC é o único já eliminado
O trio de equipas portuguesas na Liga Europeia enfrente cenários muito distintos à entrada para a penúltima jornada da prova, que se disputa nesta terça-feira.
Se o Sporting mantém as possibilidades de se apurar intactas, o Benfica tem muitas (e complicadas) contas, enquanto o ABC já está afastado da segunda fase.
O bom!
Comecemos, pelos leões que visitam os polacos do Chrobry Glogow, último classificado do grupo H, que perdeu todos os jogos. Ou seja, o maior adversário da equipa de Ricardo Costa é… ela própria. E a tendência para complicar nos jogos fora, como se viu com as derrotas nas duas saídas anteriores.
«É uma deslocação difícil. Nesta fase da época não é fácil, são muitas viagens e jogos, mas obviamente a nossa resposta tem de ser a mesma que demos contra o ABC», receita Ricardo Costa.
De resto, os leões podem mesmo assegurar o apuramento já hoje, caso ganhem na Polónia e o Tatabanya não vença o líder Constanta. Se não alcançar já o bilhete para a fase seguinte, o Sporting terá a possibilidade de fechar as contas na receção ao Constanta na próxima semana.
O mau.
Bem mais difícil é o caminho para o Benfica. As águias recebem o Nantes e têm de ganhar. Mas isso não chega. Têm de vencer por 10 golos, ou por nove, caso os franceses marquem menos de 28. E nem isso basta! Na última jornada, os encarnados terão ainda de ir vencer o Kristianstad à Suécia. E continua a não ser suficiente! A equipa de Jota González precisa também que o já apurado Rhein-Neckar Lowen vença em casa do Nantes, 3.º classificado do competitivo campeonato francês.
Ufa!
«Sabemos que o cenário é complicado mas o mínimo que temos de fazer é um bom jogo, ganhar e depois ver se conseguimos ir atrás dessa diferença. Porque temos de ter respeito pelo clube e pelos adeptos, o que nos obriga a dar sempre o máximo», admite o treinador espanhol do Benfica.
O… já não dá.
Decidido está o futuro do ABC na prova. O conjunto bracarense recebe os eslovacos do Považská Bystrica, que derrotaram na primeira ronda, mas com ambas as equipas já eliminadas.
«É mais um desafio de elevado grau de dificuldade, mas vamos encará-lo como uma oportunidade para voltar às vitórias», garante o técnico Filipe Magalhães.
Os jogos estão marcados para as 19h45.