Nuno Borges eliminado na 1.ª ronda em Roland Garros
Português perdeu em três sets com o checo Tomas Machac
Nuno Borges foi eliminado do torneio de Roland Garros na primeira ronda, ao perder com o checo Tomas Machac em três sets por 7/6 (3); 6/4 e 6/3.
Borges era o único jogador luso em competição no quadro principal, mas cometeu demasiados erros não forçados (46 contra apenas 31 winners) num jogo muito equilibrado frente a um adversário que vinha de uma semana em que chegou à final do ATP250 de Genebra, no qual perdeu com Casper Ruud na final, depois de ter afastado Novak Djokovic nas meias-finais.
Ao contrário do que tem acontecido em grande parte das partidas esta época, o tenista português entrou bem no jogo que, devido à chuva, começou mais de cinco horas atrasado, e quebrou o serviço a Machac logo no segundo jogo do checo, servindo depois para fazer o 3-1.
Com jogos muito equilibrados, o 34.º classificado da hierarquia mundial reduziu para 3-2 e impôs também ele um break point para empatar novamente o encontro.
A partir daí ambos os jogadores fecharam os seus jogos de serviço, o jogo seguiu para o tie-break no qual Borges esteve sempre atrás e que terminou com uma dupla falta do português em 7/3 favorável a Machac.
O segundo parcial começou por parecer uma repetição do que acontecera no primeiro. Novamente com pontos muito equilibrados, o n.º 1 português voltou a quebrar o serviço ao adversário para chegar ao 3-1, serviu para fazer o 4-1 e depois começou a cometer demasiados erros não forçados.
Machac empatou o jogo 4-4, Borges chegou depois ao 40-0 no seu jogo de serviço, mas novo erro não forçado e uma dupla falta permitiram ao checo chegar às vantagens. Aí, num jogo que durou quase 12 minutos, Borges voltou a ser demasiado inconstante. Teve nove pontos para fechar, mas cometeu seis erros não forçados e uma dupla-falta, e viu o adversário mesmo o encontro para 5/4, fechando logo depois o segundo set.
Em quebra animicamente, o tenista maiato começou o terceiro parcial a servir e a permitir o break, antes de o jogo ser suspenso pela chuva durante cerca de 10 minutos.No regresso, o checo chegou ao 2/0 e mesmo com Borges a conseguir reduzir para 2/1, percebia-se que dificilmente o português daria a volta ao encontro. Essa ideia ganhou ainda mais força com novo break do checo que colocou o terceiro set em 4/1.
Nuno Borges ainda reagiu, quebrou o serviço ao adversário e confirmou o break reduzindo para 4/3, mas Machac estava muito mais forte no jogo e fechlou o encontro em 6/3, como nova quebra do serviço de Nuno Borges com jogo em branco.
Termina assim a participação do jogador de 27 anos no principal de singulares do torneio de terra batida, no qual no ano passado chegou à segunda ronda. Borges ainda vai competir na vertente de pares, ao lado de Arthur Rinderknech. A dupla luso-francesa vai defrontar os belgas Joran Vliegen e Sander Gillé.