Novidades na Divisão de Honra

Novidades na Divisão de Honra

RÂGUEBI06.08.202410:21

Para 2024/25 vai haver Torneio de Abertura, 12 equipas e campeão será apurado pela regularidade sem 'play-off'

Doze equipas, mais duas relativamente à época passada, dez vindas da Divisão de Honra uma vez que não desceu ninguém, e duas que subiram do CN2 (Técnico e Montemor) são uma das grande novidades para o campeonato 2024/25.

Competição que terá o seu início a 7 dezembro e termina a 25 maio, mas que desta feita será dividido entre fase regular (três grupos de quatro clubes) e final a seis (grupo do título) de onde sairá o campeão, mas agora sem play-off ou final a um jogo.

Outra das novidade é o surgimento de um Torneio de Abertura, entre 22 de setembro e 28 de novembro, que precede a competição principal. As alterações do modelo competitivo «foram combinadas com os clubes», assegurou Carlos Amado da Silva, presidente da Federação Portuguesa de Râguebi.

Torneio de Abertura e Top-12 Torneiro de Abertura da Divisão de Honra*

Grupo A
Belenenses (campeão nacional), Direito, Cascais, Académica, Lousã e CDUP

Grupo B
Agronomia, Benfica, CDUL, São Miguel, Técnico e Montemor

*disputado a uma só volta, meia-final entre 1.º e 2.º classificados e final.

Num ano em que todas as atenções estão centradas no apuramento para o Mundial da Austrália-2027, o objetivo que subjaz à mudança é claro para o líder federativo. «Visa preservar os compromissos da Seleção Nacional e dos Lusitanos —franquia da FPR que disputa a Super Cup, competição da Rugby Europe — e garantir, de uma forma mais justa, a libertação de jogadores às seleções, sem prejudicar os clubes que cedem mais jogadores e sem prejudicar, igualmente, o normal desenrolar dos campeonatos», sublinhou ainda o líder federativo em conversa com A BOLA.

«Os Lusitanos começam já em setembro (dia 4)», avisou Amado da Silva. «Depois temos os jogos da janela internacional de novembro, com os Estados Unidos (9) e a Escócia (16)». Por fim, o «apuramento para o Mundial-2027 [através do torneio europeu Rugby Europe Championship 2025], de fevereiro a março, com três jogos, a uma só volta, Bélgica (1 de fevereiro), Alemanha (8), em casa e Roménia (5), fora» a que sucedem as meias-finais (1 de março) e final (15) do REC2025, detalhou o presidente da FPR.

Divisão de Honra*

Grupo A
Belenenses, Direito, Académica e Técnico

Grupo B
Agronomia, Cascais, São Miguel e CDUP

Grupo C
Benfica, CDUL, Lousã e Montemor

* disputada a duas voltas; Grupo do Título a seis, campeão pela regularidade, sem direito a final

Em relação à prova maior daa Divisão de Honra, os 12 clubes serão divididos em três grupos: A, B e C, conforme ranking das equipas no ano anterior. Disputam, na fase regular, a prova a duas voltas. São apurados para o Grupo do Título as primeiras duas equipas classificadas de cada grupo, sendo o título nacional atribuído ao primeiro classificado deste top-6.