PARTE 2 - Os Boston Celtics são os grandes candidatos ao título e a conseguirem um 'back to back' que ninguém consegue há seis épocas, mas 2024/25 promete luta dura, com 76'ers e Knicks a tentaram travar a equipa de Boston logo no Este
Nas últimas oito temporadas os Celtics chegaram às meias-finais de Este sete vezes e à final da conferência seis. Qual é diferença neste arranque do 79.º campeonato? Agora já sabem o que é preciso para ser campeão e a estrutura técnica e do plantel, que não deu hipóteses aos rivais na fase regular, play-off e Finals, manteve-se.
CALENDÁRIO
Hoje Boston Celtics-New York Knicks Los Angeles Lakers-Minnesota Timberwolves
Amanhã Detroit Pistons-Indiana Pacers Toronto Raptors-Cleveland Cavaliers Philadelphia 76’ers-Milwaukee Bukcs Miami Heat-Orlando Magic Atlanta Hawks-Brooklyn Nets New Orleans Palicans-Chicago Bulls Houston Rockets-Charlotte Hornets Utah Jazz-Memphis Grizzlies Portland Trail Blazers-Phoenix Suns
Sem terem sentido necessidade de efetuar qualquer reforço de peso no defeso e segurando vários elementos para o futuro, Boston, sob a liderança de Jayson Tatum e Jaylen Brown, é o principal candidato ao título, E o alvo a abater.
Principais adversários de Este na corrida aos Finals, os 76’ers, que adquiriram Paul George (ex-Clippers) para juntar a Joel Embiid e Tyrese Maxey, e foram também buscar Caleb Martin (ex-Heat).
Com a mesma capacidade de lutar estão os Knicks, os quais protagonizaram uma das mais inesperadas trocas do defeso ao irem buscar Karl-Anthony Towns aos Wolves), por Julius Randle. E ainda conseguiram Mikael Bridges (ex-Nets). Passaram a ter um cinco capaz de rivalizar com Celtics e Sixers. Só falta testar se funciona de imediato.
PARTE 1 - Temporada 79 da NBA arranca na próxima madrugada (00.30h) e Neemias Queta afina diapasão com os Celtics: vão em busca do 'back to back'. Há seis anos que ninguém o faz. Primeiro ano desde início com contrato 'standard'
Foi o que aconteceu com os Bucks: Damian Lillard juntou-se a Giannis Antetokounmpo, mas mesmo antes destes serem afetados por lesões, isso não revelou capacidade para derrotar os Celtics. Agora terão o treinador Doc Rivers desde início, só que a aquisição de Gary Trent Jr. (ex-Raptors) poderá não chegar.
No Oeste, ter atingido os Finlas não significa que os Mavericks venham a repetir a proeza. Mesmo com a experiência de Klay Thompson (ex-Warriors), ninguém sabe se este está com capacidade para acompanhar o ritmo e números de Luka Doncic. No entanto, espera-se que a evolução do poste Dereck Lively faça a diferença.
Mas a expectativa maior está na equipa mais jovem da Liga: os Thunder. Trouxeram a experiência de Isaiah Hartensteim (ex-Knicks) e Alex Caruso (ex-Bulls) para ajudarem Shai Gilgeous-Alexander e Chet Holmgren a solidificarem um dos planteis mais prometedores e que tem à frente o Treinador do Ano, Mark Daigneault.
Na conferência apenas mais dois candidatos. Os campeões de 2023 Nuggets, com o três vezes MVP Nikola Jokic a ter obrigatoriamente de contar com Jamal Murray ao melhor nível e não como no último play-off, e com a incógnita de como Russell Westbrook (ex-Clippers) poderá ajudar uma vez que saiu Kentavious Caldwell-Pope para os Magic.
Por fim, Timberwolves, perderam o tiro exterior de Towns e não será Julius Randle (ex-Knicks) a compensar, pois este só poderá ajudar mais junto ao cesto. A superestrela em ascensão Anthony Edwards, mantém ao lado Rudy Gobert, Naz Reid e com Jaden McDaniels a receber outra ajuda na defesa com a aquisição de Donte DiVicenzo (ex-Knicks. Lakers e Kings seguem numa terceira linha de favoritos no Oeste.
O RITMO DA ÉPOCA
21 outubro – Planteis fechados 22 outubro – Bola ao ar para a 79.ª temporada
4 novembro – jogam todas as equipas 12 novembro – Começa a 2.ª NBA Cup
3 dezembro – fim da fase de grupos NBA Cup 10/11 dezembro – Quartos de final NBA Cup 14 dezembro – meias-finais NBA Cup, Las Vegas 17 dezembro – Final NBA Cup, Las Vegas 25 dezembro – Cinco jogos especials de Dia de Natal
5 janeiro - Contratos 10 dias podem ser assinados 10 janeiro – Todos contratos garantidos para a época 23-25 janeiro – Jogos em Paris, Spurs-Pacers
6 fevereiro – Fim de transferências 14/16 fevereiro – 74.º All-Star, em São Francisco
1 março – Fim de dispensa de jogadores elegíveis para o play-off
11 abril – Jogam todas as equipas 13 abril – Termina a regular season 14 abril – Planteis para o play-off fechados 15-18 abril – Torneio play-in 19 abril – Arranca o play-off
5/6 maio – Meias-finais de Conferência (pode ser antecipado para 3/4) A determinar – Finais de Conferência