NBA de luto: 'Hall of famer' Bill Walton morre aos 71 anos
Antigo jogador é considerado uma das maiores lendas do desporto
O mundo do basquetebol está de luto. Bill Walton, antigo jogador, morreu, esta segunda-feira, aos 71 anos, vítima de cancro.
Walton é considerado um dos melhores jogadores da história da NBA. Na sua carreira, passou pelos Portland Trail Blazers, pelos Los Angeles Clippers e pelos Boston Celtics. Foi considerado o melhor jogador da época 1977/1978, o melhor jogador das finais em 1977 e foi duas vezes campeão (1977 pelos Trail Blazers e 1986 pelos Celtics). Foi induzido no Hall of Fame em 1993.
Para além de jogador, o antigo poste foi também comentador e tornou-se numa das personagens mais acarinhadas pelos adeptos da liga norte-americana.
O comissário da NBA, Adam Silver, reagiu à morte de Walton num comunicado em que destacou as suas qualidades como jogador e como pessoa: «Bill Walton era verdadeiramente único. Como um jogador do Hall of Fame, ele redefiniu a posição de poste. As suas capacidades únicas e versáteis fizeram dele uma força dominante na UCLA e levaram-no a ser MVP da época regular e das finais da NBA, a dois campeonatos da NBA e a um lugar nas equipas do 50.º e 75.º aniversários da NBA. Bill transpôs depois o seu entusiasmo contagiante e o seu amor pelo jogo para a radiodifusão, onde fez comentários perspicazes e coloridos que divertiram gerações de fãs do basquetebol. Mas o que mais recordo dele é o seu entusiasmo pela vida. Era uma presença assídua nos eventos da liga - sempre animado, com um sorriso de orelha a orelha e procurando partilhar a sua sabedoria e simpatia. Apreciei a nossa estreita amizade, invejei a sua energia ilimitada e admirei o tempo que dedicava a cada pessoa que encontrava.»