NBA All-Star Game: LeBron pela 21.ª vez e uma surpresa
Extremo dos Lakers alarga recorde; LaMelo Ball, um dos preferidos do público, acabou por ficar de fora
LeBron James, dos Los Angeles Lakers, foi eleito para o cinco inicial de Oeste do All-Star Game e marca presença no jogo das estrelas da NBA pela 21.ª vez, alargando o recorde – no ano passado tinha deixado para trás Kareem Abdul-Jabbar, que tem 19 presenças.
O extremo de 40 anos é acompanhado, no front court de Oeste, por Kevin Durant, dos Phoenix Suns, chamado pela 15.ª vez (alcança Tim Duncan, Kevin Garnett e Shaquille O'Neal e fica apenas atrás de LeBron, Kareem e Kobe Bryant, que tem 18), e por Nikola Jokic, poste dos Denver Nuggets, que marca presença pela 7.ª vez.
Os bases de Oeste são Shai Gilgeous-Alexander, dos Oklahoma City Thunder, All-Star pela 3.ª vez, e Stephen Curry, chamado pela 11.ª ocasião, mas que há um ano tinha sido suplente – ao contrário dos outros quatro eleitos de Oeste este ano, que repetem presença no cinco inicial – de Luka Doncic, atualmente lesionado.
Estes cinco jogadores foram também os que reuniram as preferências do público, cujas escolhas contribuíram 50 por cento para as contas finais. Jogadores (25 por cento) e jornalistas (25 por cento), entre eles Miguel Candeias, de A BOLA, ajudaram a definir igualmente as seleções para o jogo.
A Este, as escolhas do público não prevaleceram totalmente. Porque LaMelo Ball, dos Charlotte Hornets, foi o base mais votado pelos fãs mas, considerando também as escolhas de jornalistas e jogadores, acabou por perder o lugar para Jalen Brunson, dos New York Knicks, que vai ao All-Star pela 2.ª vez, primeira no cinco inicial. O outro base de Este escolhido foi Donovan Mitchell, dos Cleveland Cavaliers, 6.ª presença no jogo das estrelas, e que há um ano também tinha sido suplente (em 2024 os bases do cinco inicial de Este foram Damien Lillard e Tyrese Haliburton).
Karl-Anthony Towns, dos New York Knicks, também é cara nova no cinco de Este (ocupa a vaga deixada em aberto por Joel Embid, lesionado), porque há um ano jogava em Minnesota, mas já será o 5.º All-Star em que participa. Jayson Tatum (Boston Celtics, 6.ª presença) e Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks, 9.ª presença), o mais votado pelos fãs, são os únicos que se mantêm de há um ano.
Os restantes 14 convocados (7 de cada conferência) serão escolhidos pelos treinadores e serão divulgados na madrugada de sexta-feira, dia 31 de janeiro. Apesar da seleção de cincos iniciais e de equipas por conferências, o All-Star Game deste ano vai ter um formato diferente, com quatro equipas – os 24 jogadores convocados vão ser divididos em três equipas de oito, à qual se juntará a formação vencedora do Rising Stars, com jogadores da NBA de primeiro e segundo ano e atletas da G-League. As quatro equipas vão disputar meias-finais e final, sem tempo – vence quem chegar primeiro aos 40 pontos.
O jogo das estrelas da NBA está marcado para 16 de fevereiro, em San Francisco, casa dos Golden State Warriors.