Lusitanos complicam contas
Fotografia Rugby Europe

Lusitanos complicam contas

RÂGUEBI11.11.202322:21

Black Lions vencem 0-22 no Jamor; segunda derrota da formação portuguesa na Super Cup; equipa obrigada a ir vencer a Espanha para passar às meias-finais

Os Lusitanos foram derrotados, em casa, pelos Black Lions, por 0-22 (0-10 ao intervalo), em jogo a contar para a 2.ª jornada da Rugby Europe Super Cup, competição europeia de franquias e clubes organizada pela Rugby Europe. 

Um desaire, o segundo, que complica as contas do apuramento dos portugueses para as meias-finais da prova. Com três equipas do Grupo A a apurarem-se para a fase de discussão do título, os Lusitanos estão obrigados a ir a Valladolid (dia 19) bater a franquia espanhola dos Castilla y Leon Iberians, emblema que este domingo defronta os israelitas do Tel Aviv Heat.  

No CAR do Jamor, a franquia da federação, com sete lobos que estiveram no Mundial de França-2023, todos no XV inicial, capitaneados por Tomás Appleton, misturados com jovens jogadores que integram a Seleção de sevens, foram incapazes de suster a equipa profissional da Geórgia, antecâmara da seleção do país, um albergue de oito lelos (seis de início e nos 23) que marcaram igualmente presente no Mundial.

Fotografia Rugby Europe

Os Black Lions, bicampeões da Super Cup e já apurados para as meias (2 vitórias e 10 pontos), marcaram quatro ensaios - ponto de bónus ofensivo -, dois em cada uma das partes do encontro (Irakli Kvatadze, 9’, Otari Lashkhi, 20’, Tengiz Peranidze, 48’ e Beka Mamrukishvili, 68’). 

O resultado desnivelado só não foi mais volumoso porque Luka Matkava desperdiçou três conversões e uma penalidade, ou seja, nove pontos.

Os Lusitanos ainda espreitaram o ensaio de honra por Pedro Vicente, num lance de toque de meta não validado à entrada dos 70’ e, nos últimos 5 m, acantonados na área de 22 metros dos Black Lions, não conseguiram sair com qualquer ponto.

«Defrontámos uma equipa forte e muito física. Vamos continuar a trabalhar, tivemos pouco tempo de preparação. É um torneio pequeno e para a semana, frente aos Iberians, só podemos tentar vencer», frisou o selecionador nacional e líder dos Lusitanos Sébastien Bertrank. 

Ponto reforçado pelo capitão Tomás Appleton: «Temos que ganhar, é o jogo que decide se passas ou não».