1 dezembro 2024, 17:25
Fiorentina-Inter adiado para data a anunciar após jogador colapsar em campo
Edoardo Bove caiu inanimado aos 17 minutos
Baixos níveis de potássio podem ter causado arritmia e posterior paragem cardiorrespiratória. Médio falou com os colegas e pediu-lhes para irem a jogo frente ao Empoli, nesta quarta-feira
Os baixos níveis de potássio no sangue poderão ter causado uma arritmia cardíaca com paragem cardiorrespiratória a Eduardo Bove. De acordo com informação avançada pelo jornal La Gazzetta dello Sport, estes dados foram imediatamente encontrados nos primeiros exames efetuados no hospital.
A partir do momento em que recebeu sedação farmacológica e não tendo sido encontrados quaisquer danos no sistema nervoso central ou no sistema cardiorrespiratório, o médio da Fiorentina ficou estável. Não se confirma, para já, evidência de um ataque epiléptico, hipótese avançada pela agência Ansa e pela Sky Sports horas após o colapso.
1 dezembro 2024, 17:25
Edoardo Bove caiu inanimado aos 17 minutos
De acordo com o comunicado emitido pelo clube nesta segunda-feira, o jogador de 22 anos acordou bem depois de uma «noite tranquila», perfeitamente consciente, tendo falado com família, treinadores e colegas, estes em videochamada, que receberam com otimismo «as boas notícias». No texto pode ler-se ainda que nos próximos dias serão realizados mais exames «para estabilizar a causa que determinou a situação crítica verificada ontem.»
Muitos adeptos da Fiorentina juntaram-se à porta do Hospital Universitário de Careggi, em Florença, com mensagens de ânimo, vendo passarem muitos colegas de equipa que ali se deslocaram, saindo otimistas e garantindo que o jovem médio «está bem». Também o presidente da Federação Italiana de Futebol, Gabriele Gravina, fez questão de se deslocar à unidade hospitalar, onde já estivera o diretor-geral, Alessandro Ferrari, que deu uma notícia aos repórteres presentes: «Ele acordou bem, começou a brincar connosco, e aos colegas pediu para jogarem na quarta-feira [frente ao Empoli, para a Taça de Itália]. A equipa tem vontade de voltar para o campo.»
O dirigente disse ainda ser prematuro falar de consequências ou do futuro do jogador, preferindo centrar-se nos agradecimentos a todos, incluindo aos adversários, que se pronunciaram sobre o tema, a exemplo de Paulo Fonseca, que em declarações aos meios do Milan falou do sucedido: «Estava a ver o jogo e foi muito difícil de ver o que se passou. Bove foi meu jogador na Roma, o importante não é o futebol, mas a sua saúde. Hoje falámos muito tempo sobre o que aconteceu em Milanello [centro de estágio dos rossoneri], mandamos-lhe um grande abraço e esperamos que recupere rápido.»
Edoardo Bove caiu inanimado ao minuto 17 do Fiorentina-Inter, anteontem, no estádio Artemio Franchi, para a 14.ª jornada da Serie A, tendo o árbitro dado ordem de suspensão do jogo e posterior adiamento - deverá jogar-se entre 12 a 17 de fevereiro. Enquanto recebia massagem cardiorrespiratória no relvado foram muitos minutos de apreensão e lágrimas entre o universo viola que conheceu alguns dramas num passado muito recente.
15 novembro 2024, 09:35
Cumpriu um sonho quando chegou ao futebol italiano, à Fiorentina, mas houve um episódio demasiado triste...
Na memória de todos está a morte de Davide Astori, a 4 de março de 2018, no hotel em Udine onde a Fiorentina estagiava para defrontar a Udinese no dia seguinte (o encontro não se realizou). A causa foi uma paragem cardiorrespiratória. Também ele um ex-jogador da Roma (como Bove), aos 31 anos deixava um vazio no clube, a ponto de ao minuto 13 de cada partida no Artemio Franchi (o número que o antigo central usava nas costas) o estádio faz um minuto de aplauso.
19 março 2024, 15:56
Dirigente fora levado para o hospital no último domingo, antes do jogo com a Atalanta
No ano passado (19 de março) o diretor-geral do clube, Giuseppe Joe Barone, também faleceu de ataque cardíaco horas antes do início do Atalanta-Fiorentina, em Bérgamo, encontro que também foi adiado. O dirigente tinha 57 anos.