Liga Europeia: Sporting corrige derrota na Hungria e vence Tatabanya
Sporting defronta o Fuchse Berlim na Liga Europeia de andebol (Sporting)

Liga Europeia: Sporting corrige derrota na Hungria e vence Tatabanya

ANDEBOL21.11.202321:26

Leões vencem por 36-28 e sobem ao segundo lugar do grupo H

Três jogos depois, lá apareceu o Sporting do campeonato na Liga Europeia. Foi preciso sofrer duas derrotas pouco expectáveis em jogos fora, mas ainda a tempo de remediar esses resultados e vencer o grupo H, no qual é claramente favorito.

Nesta terça-feira, a equipa de Ricardo Costa venceu os húngaros do Tatabanya por 36-28, num jogo em que controlou desde muito cedo, retificando assim a derrota sofrida frente a este mesmo adversário há uma semana.

A entrada em jogo foi feita a toda a velocidade e depois de duas desvantagens, os leões fizeram um parcial de 4-0 e chegaram aos 5-2 perto dos 10 minutos. 

Numa sequência de jogos bastante intensa, o treinador dos leões rodou muito a equipa desde cedo, mas isso não se refletiu em oscilações exibicionais, o que fez os leões chegarem a uma vantagem de seis golos a cerca de cinco minutos do intervalo (15-9).

Antes do descanso a equipa lusa ainda se deixou adormecer e permitiu que o conjunto magiar reduzisse para 17-14, mas uma nova entrada forte no segundo tempo deixou claro que o Sporting não queria voltar a ser surpreendido. 

Apesar de não ter sido tão regular e várias vezes ter permitido que o adversário reentrasse na disputa do resultado, a vitória dos leões nunca esteve em causa, ainda que tenha aumentado o sofrimento de Ricardo Costa, que demonstrou várias vezes alguma irritação no banco.

Em termos individuais, o central Natan Suárez fez excelente exibição, com oito golos e uma eficácia de 100%, acrescentou uma mão cheia de assistências e detalhes de inteligência que fizeram diferença em vários momentos do jogo.

Nota ainda para o facto de Martim Costa ter estado no banco, mas ter sido o único jogador que não foi utilizado por Ricardo Costa.

Este resultado permite ao Sporting subir ao segundo lugar, com os mesmos quatro pontos que o Tatabanya, mas agora com vantagem no confronto direto. No outro jogo, o Constanta, líder do grupo, empatou em casa com os polacos do Chrobry Glogow.

Recorde-se que se apuram para a fase seguinte os dois primeiros classificados, levando para a fase seguinte os pontos somados frente à outra equipa que siga em frente do mesmo grupo. Significa isto que os leões já não poderão levar quatro pontos, precisando de somar dois frente ao Constanta, que recebem na última jornada.

ACABOU! O SPORTING GANHA E SOBE AO SEGUNDO LUGAR

Leões vencem po 38-26 e ultrapassam Tatabanya quando faltam duas jornadas para o final da fase de grupos.

59' - Joga-se o último minuto e a vitória já não vai fugir aos leões que estão a ganhar por 35-28.

55' - Leões marcam dois golos consecutivos e praticamente sentenciam a partida: 33-24 a menos de cinco minutos do final. 

54' - A pouco mais de cinco minutos do fim o Sporting está na frente por 31-24 e Ricardo Costa pede um time-out para assegurar que a equipa mantém os níveis de concentração nesta ponta final. 

49'- A equipa de Ricardo está a oscilar bons momentos com desatenções comprometedoras, mas mantém-se na frente por 28-22.

43'- Sporting sofre agora um parcial de 4-0. Tatabanya reduz para 25-21.

40' - Muito bem Natan Suárez no jogo. O espanhol joga, marca, faz jogar e dá a marcar. Sporting vence por 25-18.

36' - Parcial de 6-0 do Sporting e primeira vantagem de oito para os leões: 23-15.

34' - Leões chegam a nova vantagem de seis golos! 21-15 e o treinador do Tatabanya pede time-out.

32' - Entra bem o Sporting, com dois golos seguidos de Natan Suárez de grande inteligência. 20-15 para os leões.

RECOMEÇA A PARTIDA!

INTERVALO! SPORTING NA FRENTE

Leões falharam o último ataque e sofreram golo logo a seguir. Ainda assim, chegam ao descanso na frente por 17-14.

29' - Ricardo Costa pede um desconto de tempo no último minuto para preparar aquele que pode ser o derradeiro ataque quando o Sporting vence por 17-13.

24' - CHRISTIAN MOGA É EXPULSO! O jogador congolês do Sporting acerta na cara de um adversário na defesa e vê o cartão vermelho. 

24' Natan Suárez entra muito bem na partida e leva três golos em igual número de remates e levar a vantagem para 15-9.

22' - Sporting aumenta para cinco golos de vantagem: 14-9.

20' - Belo golo do Sporting em jogada aérea, com Portela a assistir Natan Suárez para o espanhol dar a primeira vantagem de quatro golos: 12-8

18' - A equipa portuguesa está muito bem na reação aos golos sofridos e tem conseguido várias vezes marcar na reposição. Edy Silva tem estado particularmente bem, com quatro golos. 11-8 a favor dos leões.

15' - A meio da primeira parte, o Sporting vence por 8-6.

12'- Orkelsson não desperdiça novo livre de sete metros e faz o 7-4 para os leões.

9' - Parcial de 4-0 para os leões que passa de 1-2 para 5-2!

5'- Edy marca dois golos seguidos e o Sporting passa para a frente pela primeira vez no jogo (3-2).

2' - Kiko Costa permite a defesa de um livre de sete metros a Szekeli (ex-FC Porto) e o Tatabanya coloca-se na frente por 1-0.

COMEÇA A PARTIDA!

Sporting sai com a posse de bola.

Imparável no campeonato, o Sporting tem estado menos bem na Liga Europeia, prova na qual tem aspirações claras de chegar longe.

Depois de perder os dois últimos jogos, nas visitas ao Constanta e aos húngaros do Tatabanya, a equipa de Ricardo Costa recebe o conjunto magiar sem margem de erro.

O jogo da 4.ª jornada da segunda mais importante prova do andebol europeu em início marcado para as 19.45h.

Antes do início da partida, o Sporting já recebeu uma boa notícia, com a surpreendente derrota do Constanta, líder do grupo H, com os polacos do Chrobry Glogow, que é último do grupo. Isso significa que se vencerem os três jogos que faltam, os leões terminam em primeiro lugar do grupo.