Jaime Faria conquista primeiro título Challenger da carreira
Lisboeta de 20 anos é o 12.º português a venceu um torneio nesta categoria; entra no 'top-200' da hierarquia mundial, tornando-se o 2.º luso mais bem classificado
Jaime Faria completou este sábado uma semana de sonho ao conquistar o primeiro título Challenger da carreira.
Aproveitando da melhor forma o convite para o quadro principal do Oeiras Open 4, o português de 20 anos chegou à final e derrotou o sueco Elias Ymer, por 2-1, com parciais de 3/6, 7/6 [7-3] e 6/4, ao fim de duas horas e 38 minutos.
«Não tenho muitas palavras, nem sei se fiz um grande jogo. Tendo em conta as condições e toda a envolvência, consegui o que era mais importante a vitória e consegui arranjar soluções. Estou muito feliz», confessou o lisboeta, em declarações à SportTV, ainda no court central.
O triunfo significa também que Faria se torna no 12.º português a conquistar um evento Challenger, juntando-se a Gastão Elias (10 títulos), Pedro Sousa (8), Rui Machado (8), Nuno Borges (6), Frederico Gil (6), João Sousa, Nuno Marques (5), João Domingues (3), João Cunha e Silva (3), Henrique Rocha (1) e Emanuel Couto (1).
«É um dia muito importante para mim, é o melhor torneio da minha carreira até agora, neste complexo inacreditável, que posso chamar de casa, por tudo o que têm feito por mim. A FPT tem me ajudado imenso, a minha equipa técnica está toda de parabéns, estou muito feliz», acrescentou.
O lisboeta vai ainda para Paris este sábado, para participar na fase de qualificação de Roland Garros - que começa a 20 de maio -, sabendo que vai entrar no top-200 mundial, ultrapassando Henrique Rocha como o segundo luso mais bem classificado.