Inovação na Fórmula E: sessão de teste será composta apenas por mulheres
Apenas três mulheres já correram numa corrida de Fórmula E

Inovação na Fórmula E: sessão de teste será composta apenas por mulheres

22 pilotos femininas vão testar os novos monolugares em Valência

A Fórmula E anunciou que, a 7 de novembro, em Valência, as sessões de testes para época que começa em dezembro serão compostas apenas por mulheres.

Em comunicado, a ABB, instituição reguladora do campeonato de corridas de veículos elétricos anunciou a decisão, que colocará as pilotos nos monolugares de 3.ª geração, «novos para a temporada 11»: «Com tantas mulheres em prova ao mesmo tempo, esta sessão cria uma plataforma tangível para um grupo de pilotos de elite que, se assim não fosse, não teriam a hipótese de conduzir máquinas neste nível. Este teste tem como objetivo dar às mulheres não só um destino mas sim um caminho para desenvolverem as suas carreiras e capacidades, utilizando a tecnologia atual no seu máximo potencial.»

Além do período em pista, «as corredoras vão fazer parte de múltiplas oportunidades com os meios de comunicação, incluindo conferências de imprensa, entrevistas e captura de conteúdos para as redes sociais da Fórmula E e das respetivas equipas».

Desde a criação da Fórmula E, competição de corrida de monolugares elétricos, em 2014, apenas três mulheres fizeram parte de uma prova do campeonato mundial da categoria: Katherine Legge, americana, Simona de Silvestro, suíça e Michela Cerruti, italiana. António Félix da Costa é piloto da equipa TAG Heuer Porsche e venceu o campeonato mundial em 2020.