Hóquei em patins: Benfica conquista Supertaça
Benfica venceu o Carvalhos (Foto: PAULO CUNHA/LUSA)

Hóquei em patins: Benfica conquista Supertaça

HÓQUEI EM PATINS23.09.202316:40

Nono troféu encarnado e segundo consecutivo após vencer nesta tarde de sábado o SC Tomar, por 4-1

Campeão nacional, o Benfica conquistou neste sábado a Supertaça António Livramento ao derrotar, por 4-1, o SC Tomar, encontro realizado precisamente na cidade nabantina

O treinador do Benfica, Nuno Resende, beijou a Supertaça, repetindo um gesto também registado para a posteridade na Elite Cup, ambas realizadas em Tomar. A Supertaça já tinha sido o primeiro troféu oficial conquistado pelo muito contestado treinador na última temporada, mas a entrar com «muita química» na nova, embora a equipa «ainda não esteja como devia estar e trabalhe sem margem de erro desde os play-off». Com o presidente Rui Costa nas bancadas do Pavilhão Municipal de Tomar, a equipa «está sempre a jogar para ganhar e conquistar alguma coisa».

Ainda assim, o Benfica é uma das equipas a iniciar a nova época sem alterações de fundo no plantel, com os jogadores plenamente rotinados e entrosados entre si e com a filosofia do treinador. Ao invés do SC Tomar, cujo líder, Nuno Lopes, acolheu quatro reforços - o guarda-redes José Silva, André Centeno, Alexandre ‘Xanoca’ Marques e Gonçalo Neto, este último a suprir o inesperado regresso de Lucas Honório ao Benfica.

Desacertos do SC Tomar contribuíram para o ascendente dos encarnados na primeira parte. Roberto Di Benedetto inaugurou a contagem aos cinco minutos, fazendo a bola passar entre as pernas do guarda-redes António Marante num remate cruzado. Lucas Ordoñez aumentou a vantagem na sequência de uma jogada confusa na área (16’).

O isolado Pedro Martins reduziu para a diferença mínima no arranque da segunda parte, a favor do SC Tomar, numa picadinha (31’). Os anfitriões equilibraram a partida, mas o Benfica resolveu-a através de Nil Roca, num tiro de meia distância (41’), e Pol Manrubia, num contra-ataque em que se impôs a superioridade física de Roberto Di Benedetto, autor da assistência (47’). 

O recordista de Supertaças é o FC Porto, com 23, seguido do Benfica com as tais nove. 

Artigo atualizado às 21.15 horas