FC Porto mais forte nos penáltis elimina Sporting e está na final
(FC Porto)

FC Porto mais forte nos penáltis elimina Sporting e está na final

Leões estiveram a perder no Dragão Arena por 1-4 e forçaram prolongamento; nas grandes penalidades, dragões foram mais fortes e esperam por Benfica ou Oliveirense na final

Foi nas grandes penalidades que o FC Porto se qualificou para a final do campeonato nacional. Os azuis e brancos derrotaram o Sporting, na Dragão Arena, no quinto e último encontro da meia-final (5-5 no prolongamento e 7-5 após penáltis) e ficam à espera do vencedor da segunda semifinal (ver notícia em baixo), disputada entre Benfica e Oliveirense.

Apesar de só terem garantido o passaporte para a final no castigo máximo nada fez prever que fosse este o resultado do duelo, depois de uma primeira parte quase perfeita dos pupilos de Ricardo Ares.

O capitão, Gonçalo Alves, inaugurou o marcador, mas nem a resposta imediata de Alessandro Verona atordoou a formação nortenha. Tudo porque conseguiram explorar as fragilidades defensivas leoninas, encontrando espaços que deram origem a lances de perigo e... a golos de Carlo di Benedetto e Ezequiel Mena. Nunca a superioridade do FC Porto esteve em casa, tendo sido confirmada com bis de Gonçalo Alves no fim da primeira parte.

Parecia que o peso do fator casa voltava a desequilibrar a balança do embate, mas, o clube de Alvalade provou o contrário. Decorridos apenas 20 segundos, Toni Pérez bateu Malián, num tento que se revelou profético. Seria este o golo que relançaria a discussão do jogo? A segunda parte mostrou isso mesmo.

Ferran Font reduziu para 4-3, abalando a defensiva azul e branca e Rafael Bessa, depois de passe de longa distância de Nolito, confirmou o empate aos 45 minutos. E quem diria que, já no prolongamento, Ferran Font bisaria no 1.º minuto do tempo extra?

Estava confirmada a reviravolta, mas os dragões não se deram por vencidos. Carlo di Benedetto empurrou discussão do encontro para os penáltis e aí valeu a frieza de Gonçalo Alves e de Edu Lamas, autores das duas grandes penalidades concretizadas, sem esquecer, claro da exibição de Xavier Malián.

Recorde AQUI as principais incidências do jogo.

Notícia atualizada às 23.37 horas.