Ex-internacional ucraniano morto em ataque míssel russo
Havia sido campeão como jogador e treinador e disputou dois europeus e duas universíadas
Segundo informação entretanto confirmada pelo vereador do desporto da camara municipal de Lviv Anton Nikulin, assim como numa publicação na página de Facebook do presidente da Federação de Basquetebol da Ucrânia Mykhailo Brodsky, o antigo internacional basquetebolista Viktor Kobzysty foi uma das vítimas do ataque massivo de misseis efetuado pela Rússia, na passada madrugada, a várias cidades ucranianas que vitimou mais de 30 pessoas e feriu cerca de 160.
Kobzysty, de 44 anos, fez parte das seleções da Ucrânia que disputaram o Eurobasket Turquia-2001 e Sérvia-2005, assim como das que estiveram nas Universiadas de Daegu-2003 e Esmirna-2005.
A nível interno, ganhou o campeonato nacional em 2011 e foi vice-campeão em 2010 com a camisola do BC Budivelnyk de Kiev, mas também representou clube como o Neftekhimik, CSKA Rico Kiev, Azovmash Mariupol e Dniepre.
Após ter terminado a carreira coo jogador, manteve-se ligado à modalidade como treinador tendo conquistado os títulos de 2013 e 2014 à frente do Budivelnyk, com o qual também venceu a Taça da Ucrânia de 2013 e a Taça da Super Liga em 2012.
Entre 2015 e 2020 foi presidente do Basketball Club Kreminna e esta temporada havia regressado à função de treinador do Dynamo de Kiev, mas na Super Liga feminina, tendo deixado o cargo em novembro.