Dragões levam sete golos de vantagem para Toulouse
Pedro Valdés foi um dos dois melhores marcadores do jogo, com oito golos (FC Porto)

Dragões levam sete golos de vantagem para Toulouse

ANDEBOL25.03.202521:50

FC Porto venceu a equipa francesa por 35-28 na primeira mão dos 'play-offs' dos quartos de final da Liga Europeia, no Dragão Arena

O FC Porto leva importante vantagem de sete golos para França, onde tentará confirmar a superioridade sobre Fenix Toulouse que lhe valeu a vitória por 35-28 no jogo da primeira mão dos play-offs de acesso aos quartos de final da Liga Europeia, esta terça-feira, no Dragão Arena.    

O portistas inauguraram o marcador, mas foram os franceses a conquistar a primeira vantagem importante, aos 2-5, após dois golos de Perez e um de Diallo, os seus jogadores mais influentes nos cinco minutos iniciais.  

Os dragões reagiram e com um parcial de 4-0 deram a volta (6-5) aos 8.30 minutos, impulsionados por Valdés, autor de três golos quase consecutivos, apenas no começo de um período de domínio que lhes permitiu liderar além dos 20 minutos (13-10).  

Contudo, os azuis e brancos baixaram de rendimento depois de chegar a 14-10 e com isso sofreram um parcial negativo de 2-6, deixando-se empatar à saída para os balneários. 

O segundo tempo arrancou com equilíbrio que se manteve inabalável até aos oito minutos, quando o irresistível Valdés e Leonel Fernandes destacam a equipa portista em dois golos (22-20). Vantagem ampliada ao minuto 14 por Diogo Oliveira (25-22) e o mesmo jogador azul e branco a dilatar, com dois golos, para 30-25 pouco antes dos cinco minutos finais, o que colocava o FC Porto em posição vantajosa para sair vitorioso deste primeiro embate.  

Todavia, os franceses não se renderam e responderam com um parcial de 3-1 para recuperar para 31-28, levando o treinador Magnus Andersson a pedia desconto de tempo para reorientar as tropas. Decisão que resultou. Ainda Diogo Oliveira a ser determinante, com um golo e após falha na posse de bola do Fenix Toulouse, Ricardo Brandão a colocar os dragões a decisivos cinco golos (33-28) a 1.30 minutos do final da partida.

Os derradeiros instantes foram emocionantes e rijamente disputados, não pela vitória neste jogo, mas a pensar na eliminatória. Saíram melhor desta contenda os portistas, que ainda marcaram por Fábio Magalhães e Antonio Martinez, para fechar o resultado em importantes sete golos de vantagem (35-28).  

O treinador do FC Porto, Magnus Andersson, fez análise ao jogo: «O resultado foi muito bom, mas não sabemos se é suficiente. Sete golos de vantagem são melhor do que três, espero eu, mas a verdade é que o Toulouse dificultou muito. O 7x6 deles criou-nos muitas dificuldades, mas foi um bom jogo da nossa parte e uma vitória importante».