Renato Gaúcho e Abel Ferreira abraçam-se
Renato Gaúcho e Abel Ferreira abraçam-se
Foto: IMAGO

Renato Gaúcho 'dispara': «Quais foram os treinadores portugueses vitoriosos aqui no Brasil?»

INTERNACIONAL27.03.202517:38

Treinador entende que há brasileiros com capacidade para orientar a canarinha. Jorge Jesus e Abel Ferreira foram colocados como hipóteses para suceder a Dorival Júnior

Depois da pesada derrota com a Argentina, Dorival Júnior terá os dias contados como selecionador do Brasil e já começam a surgir alguns nomes apontados à sucessão, entre os quais de dois portugueses – Jorge Jesus (Al Hilal) e Abel Ferreira (Palmeiras) –, além de Carlo Ancelotti (Real Madrid).

Renato Gaúcho, livre no mercado, falou sobre a invasão dos treinadores estrangeiros no futebol brasileiro. 

«Não é puxar sardinha para os nossos treinadores, mas o Brasil tem bons treinadores. Eu pergunto assim. Com todo respeito aos treinadores portugueses, quais foram os treinadores portugueses vitoriosos aqui no Brasil?», referiu, em entrevista à ESPN Brasil, com o jornalista Rafael Marques a apontar Jorge Jesus, Abel Ferreira e Artur Jorge. 

«Do jeito que falam parece que chegaram 100 treinadores portugueses aqui e 90 tiveram sucesso. A paciência que a imprensa brasileira muitas vezes tem com o treinador estrangeiro, não tem com o treinador brasileiro. É o que eu vejo, com todo respeito por eles, sejam portugueses, mexicanos, espanhóis. Acho que há espaço para todo o mundo, desde que proves o teu valor», prosseguiu, defendendo que há técnicos brasileiros com capacidade para orientar a canarinha. 

«O Brasil tem bons treinadores para treinar a seleção brasileira e que entendem o futebol brasileiro, que é o mais importante, entendem as características do jogador brasileiro, porque às vezes trazes um treinador estrangeiro que tem as suas ideias, e até ele aprender e conhecer bem o futebol brasileiro... Daqui a um ano é a Copa do Mundo», acrescentou. 

O ex-treinador do Grêmio deixou elogios a Filipe Luís, antigo futebolista e atual técnico do Flamengo

«É alguém muito acima da média e inteligente. Eu mesmo falei isso para ele na época [em que treinava o Flamengo]. Disse-lhe que não tinha dúvidas que se daria bem como treinador. O trabalho que está a desempenhar agora no Flamengo não é surpresa nenhuma. Inclusive, falo com ele de vez em quando», atirou. 

Sugestão de vídeo:

Técnico português treinou o Watford, clube do qual o músico é o adepto mais conhecido, e do qual chegou a ser dono e presidente
0 seconds of 35 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
00:35
00:35
 
Tags: