Dragão entre tubarões na Champions
FC Porto garantiu a qualificação para a fase de grupo da Liga dos Campeões ao eliminar as espanholas do Hidramar Gran Canaria (FPV)

Dragão entre tubarões na Champions

VOLEIBOL05.11.202422:00

Equipa feminina do FC Porto estreia-se na Liga dos Campeões, em Itália, com a poderosa Numia Vero Volley Milano, em jogo que assinala o regresso das equipas portuguesas à competição após 19 anos

O FC Porto estreia-se na fase principal da Liga dos Campeões de voleibol feminino, devolvendo Portugal à principal competição europeia de clubes 19 anos depois, ao visitar na quinta-feira (19h00) a equipa italiana do Numia Vero Volley Milano, finalista vencido da competição em 2023/24.

Campeãs nacionais na primeira temporada (2023/23) sob emblema único do FC Porto, após três títulos conquistados como AJM/FC Porto, devido a parceria com a Academia José Moreira, as azuis e brancas enfrentam desafio exigente na Champions, prova da qual as equipas portuguesas estavam ausentes desde 2005/06, quando a única presença do CA Trofa resultou no sexto e derradeiro lugar do grupo.

«Estar na Liga dos Campeões é validar tudo aquilo que nós fazemos, como nós jogamos com e sem bola. Vamos jogar contra uma das três melhores equipas do mundo e ninguém está preparado para as defrontar. O melhor de tudo é que começamos em casa da melhor equipa do grupo, que nos vai mostrar como vencer a este nível. Temos de aproveitar muito o momento e o que isto nos pode ensinar», declarou o treinador do FC Porto, Miguel Coelho, em declarações aos meios de comunicação dos dragões.

Além das italianas do Numia Vero Volley Milano, que foram derrotadas pelas compatriotas do Conegliano na final passada da Champions, as campeãs portuguesas encontram no Grupo C as turcas do VakifBank, detentoras de seis troféus europeus (2010/11, 2012/13, 2016/17, 2017/18, 2021/22 e 2022/23) e quatro mundiais (2013, 2017, 2018 e 2021), e o pentacampeão esloveno Calcit Kamnik, ainda à procura da primeira vitória numa fase de grupos.

«Noto a equipa com um entusiasmo diferente perante as propostas que lhe lançámos, sobretudo na defesa, pois não temos tanto poder físico para as contrariar no ataque e no bloco. Vai puxar muito pela nossa agressividade nos momentos defensivos. Vamos lutar para sermos terceiros classificados», assume Miguel Coelho.

Os vencedores das cinco poules seguem para os quartos de final, com os três clubes oriundos dos play-offs a duas mãos entre os segundos colocados e o melhor terceiro, enquanto os últimos ficam automaticamente afastados.

Os restantes terceiros classificados serão relegados para os quartos da Taça CEV, segunda prova de clubes da Confederação Europeia de Voleibol, na qual o FC Porto atingiu os 16 avos de final em 2023/24, sendo afastado pelas francesas do Béziers.