Dérbi na final da Elite Cup
Sporting afasta Sporting de Tomas e marca duelo com o rival na decisão do torneio oficial de pré-temporada
O Sporting junta-se ao Benfica na final da Elite Cup, torneio oficial de pré-temporada a decorrer em Tomar, ao superar o anfitrião, na segunda meia-final, por 4-3.
Para poder protagonizar o primeiro dérbi oficial da temporada, o Sporting beneficiou do balão de oxigénio de dois golos de diferença no arranque da segunda parte, por 4-2. As duas equipas falharam penáltis até Tato Ferruccio inaugurar a contagem, aos 11 minutos. A vantagem durou pouco tempo porque Gonzalo Romero empatou a partida, seguido por João Souto no minuto seguinte (17’ e 18’).
O equilíbrio manteve-se até ao intervalo, com o empate de Guilherme Silva (22’), desfeito novamente por João Souto de livre direto (25’).
Na segunda parte, foram marcados dois golos, um por cada clube. Matías Platero aumentou o pecúlio do Sporting (26’), mas o perigoso SC Tomar procurou o empate até ao final e reduziu-o à diferença mínima de novo por Guilherme Silva (45’).
Com o detentor do troféu, FC Porto, afastado pelo SC Tomar nos quartos-de final, Benfica e Sporting têm a oportunidade de se estrear no quadro de honra. Um dos rivais de Lisboa sucede a OC Barcelos e FC Porto desde o reconhecimento da prova por parte da Federação de Patinagem de Portugal, em 2021. De resto, Benfica (2017) e Sporting (2016 e 2018) já conquistaram o troféu, então particular.