Ben Shelton e Aslan Karatsev na final do ATP 500 de Tóquio
Montagem Ben Shelton/Aslan Karatsev (IMAGO)

Ben Shelton e Aslan Karatsev na final do ATP 500 de Tóquio

TÉNIS21.10.202313:24

Tenista norte-americano lidera confronto direto com jogador russo

Estão apurados os dois finalistas do ATP 500 de Tóquio. Ben Shelton (19.º do ranking ATP) e Aslan Karatsev (50.º) venceram os respetivos encontros e vão disputar o troféu do Japão. O jogador norte-americano venceu Marcos Giron (79.º) e o tenista russo venceu Shintaro Mochizuki (215). 

Ben Shelton (19.º do ranking ATP) foi o primeiro tenista a qualificar-se para a final, ao vencer o compatriota (79.º) em três ‘sets’, com os parciais 6-7(2), 7-6(5) e 6-4. O semifinalista do US Open ainda cedeu o primeiro parcial no tie-break, apesar de dispor de jogo de serviço para fechar o mesmo. No segundo parcial, os papéis inverteram-se. Giron vencia por 2-5 e teve jogo de serviço para carimbar a passagem à final, mas Bem Shelton conseguiu o break point e venceu o desempate. No derradeiro parcial, Shelton foi superior no serviço e na resposta, tendo conquistado o único break do ‘set’ para vencer a partida.

Aslan Karatsev venceu Shintaro Mochizuki por 2-0, parciais de 6-3, 6-4 e terminou com o conto de fadas do jogador nipónico. O jogador russo foi superior em todos os aspetos do jogo e não sofreu quebra de serviço durante o encontro. Refira-se que o tenista japonês viveu uma semana de sonho por ter eliminado o cabeça de série, Taylor Fritz, e ter chegado às ‘meias’ do torneio.

A final do ATP 500 de Tóquio vai ser disputada no dia 22 de outubro, às 8h30 da hora portuguesa. Ben Shelton venceu o único jogo que os dois finalistas disputaram. A partida decorreu no US Open de 2023, quando o norte-americano venceu Karatsev, na 4.º ronda, por 3-1 (6-4, 3-6, 6-2, 6-0).