Andebol: Portugal mais longe do Euro-2024
Maria Unjanque fez o primeiro golo de Portugal (FPA)

Andebol: Portugal mais longe do Euro-2024

MODALIDADES15.10.202319:40

Seleção feminina perdeu, por 26-30, na receção à República Checa e complicou a missão de chegar à fase final do Europeu do próximo ano

Com cerca de 1200 espectadores no Multiusos de Paredes, a Seleção Nacional feminina perdeu, nesta tarde de domingo, por 26-30, na receção à República Checa, encontro da 2.ª jornada do Grupo 3 de qualificação para o Campeonato da Europa de 2024 que se realiza na Áustria, Hungria e Suíça de 28 de novembro e 15 de dezembro.

Com Ana Catarina Mendes, Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, e Rosa Mota, homenageada ao intervalo por Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, nas bancadas, a equipa de José António Silva procurava dar resposta ao desaire na ronda inaugural em Almere, Países Baixos, por 27-38.

Rosa Mota homenageada no intervalo do Portugal-Rep. Checa (FPA)

A primeira metade da etapa inaugural foi relativamente equilibrada, mas na segunda as checas chegaram aos cinco golos de vantagem naquele que foi o pior momento da Seleção Nacional. Porém, as anfitriãs, comandadas por Beatriz Sousa (nove golos, seis na primeira parte), reagiram e foram para o intervalo com um golo de desvantagem: 13-14. As esperanças numa primeira vitória sobre as checas estavam, pois, intactas.

A Seleção Nacional regressou moralizada à quadra e em pouco tempo anulou a desvantagem e recolocou-se na frente do marcador. A 17 minutos do fim tinha uma vantagem de dois golos, mas algumas precipitações no ataque, com erros na finalização e no passe, permitiram nova e definitiva reviravolta no marcador.

Após duas jornadas, Portugal ocupa o terceiro lugar, à frente da Finlândia, ambas com zero pontos, num grupo liderado por Países baixos e Rep. Checa, com quatro e em zona de apuramento direta. Além dos países organizadores, também a Noruega, na qualidade de campeão em título, já está qualificada.

Ficha de jogo

Pavilhão Multiusos de Paredes

Árbitros: Mihai Marian Pirvu e Radu Mihai Potirniche (Roménia)

PORTUGAL: Isabel Góis, Patrícia Rodrigues (4), Beatriz Sousa (9), Mihaela Minciuna, Bebiana Sabino (3), Maria Unjanque (4), Carolina Monteiro (2). Jogaram ainda Patrícia Lima, Mariana Lopes (3), Ana Ursu, Carmen Figueiredo, Nádia Rodrigues, Jéssica Ferreira, Constança Sequeira (1) e Ana Carolina Silva.

Selecionador: José António Silva

REP. CHECA: Sabrina Novotná, Dominika Zachova (6), Markéta Sustácková (3), Markéta Jerábková (8), Kamila Kordovska, Charlotte Cholevová (6) e Veronika Mala (6). Jogaram ainda: Katka Dresslerová, Julie Franková, Anna Frankova e Eliska Desortová (1).

Selecionador: Bent Dahl