Andebol: ABC vence campeão eslovaco a abrir a Liga Europeia
Triunfo dos bracarenses na primeira jornada da fase de grupos
O ABC/UMinho entrou da melhor forma na fase de grupos da Liga Europeia de andebol, vencendo fora o Povazska Bystrica, campeão eslovaco, por 34-26.
O histórico clube bracarense assinalou o regresso às competições europeias, sete anos depois, com um triunfo folgado que permitiu até ao treinador Filipe Magalhães dar minutos a todos os jogadores.
Apesar da pouca experiência dos jogadores bracarenses que foi reconhecida pelo treinador na véspera da partida, o ABC entrou desinibido na partida e liderou o marcador durante toda a primeira parte. A equipa portuguesa chegou rapidamente a uma vantagem de três golos, fruto da excelente entrada de Humberto Gomes que aos oito minutos já acumulava cinco defesas.
No ataque, sempre que a equipa teve paciência na circulação de bola, encontrou espaço para finalizar, muitas das vezes aos seis metros, de onde o ABC conseguiu a maior parte dos golos que lhe davam vantagem de 17-15 ao intervalo.
Na segunda parte, a superioridade da equipa portuguesa sobressaiu ainda mais, baseado na melhoria defensiva, com apenas seis golos sofridos até à entrada dos últimos 10 minutos, quando vencia por oito golos de diferença (30-22).
A vantagem chegou depois a ser de dez (33-23), terminando nos oito golos de diferença.
Humberto Gomes terminou o jogo com nove defesas, enquanto Vinícios Carvalho foi o melhor marcador do jogo, com oito golos.