Andebol: ABC, Benfica e Sporting entram em ação na Europa
Martim Costa e Miguel Sánchez Migallón em disputa no Sporting-Benfica (IMAGO)
Foto: IMAGO

Andebol: ABC, Benfica e Sporting entram em ação na Europa

MODALIDADES16.10.202323:30

Trio luso inicia fase de grupos da Liga Europeia nesta terça-feira

Lisboa, Nantes e Povazská Bystrica. Portugal, França e Eslováquia são os pontos de GPS necessários para acompanhar Sporting, Benfica e ABC na estreia da fase de grupos da Liga Europe­ia. 

O primeiro a entrar em campo é o clube de Braga que depois de passar a fase de qualificação, viaja até casa do campeão eslovaco, no jogo que marca o regresso à fase de grupos de uma prova europeia, algo que não acontecia desde 2016.

A falta de experiência europeia é um dos pontos realçados pelo treinador Filipe Magalhães, que quer os jogadores a aproveitar o momento… com ambição. «Temos um grupo jovem só com dois atletas que já participaram em provas europeias. Vamos aproveitar para desfrutar, potenciando o crescimento destes jovens, mas com o objetivo de disputar todos os jogos e com muita vontade de os vencer», receita, em declarações à Federação de Andebol de Portugal.

Quem também joga fora é o Benfica, que terá, em teoria, o jogo mais complicado do trio luso. As águias defrontam o Nantes, terceiro classificado do campeonato francês da época passada, que conta com português Alexandre Cavalcanti no plantel, e que o treinador do Benfica reconhece ser um dos maiores clubes da Europa.

«O Nantes tem um plantel muito equilibrado, com jogadores de grande nível e jovens com muito potencial. É um dos grandes da Europa e é muito complicado jogar contra eles. É uma equipa forte na meia distância e com vários jogadores que apostam no um contra um. Além disso, têm experiência nas competições europeias e um ambiente incrível com os adeptos que enchem o pavilhão», destaca Jota González. 

«Este será um teste importante para continuar a crescer, mas não no sentido de renunciar a algo. Não nos conformamos com continuar a crescer, temos de ter a mentalidade de querer ir lá ganhar, mesmo sendo muito complicado. Vamos tentar surpreender», acrescentou, à BTV.

O Sporting é o único dos três que joga em casa, recebendo o Chrobry Głogów, quarto classificado da liga polaca na época passada. Citado pelo site dos leões, Ricardo Costa realça a importância de vencer os jogos em casa, num ano em que o formato da competição mudou. 

«Temos de guardar o máximo de pontos na primeira fase porque ela tem ainda mais importância do que nas edições anteriores. Não perder pontos em casa será fundamental e temos de ir passo a passo, não vale a pena olhar mais para a frente», defende. 

Os leões chegam a esta fase com o pleno de vitórias e a liderança do campeonato, mas Costa não dá demasiada importância a esse registo. «O caminho é longo, as provas não se decidem nesta primeira fase e temos de ir melhorando. Não interessa fazer tudo perfeito agora, mas a nossa ambição é sempre ganhar», finaliza.