'Xeque-Maté': o sonho realizado do triunfador na Guarda

Volta a Portugal 'Xeque-Maté': o sonho realizado do triunfador na Guarda

MAIS DESPORTO15.08.202320:11

Um sorriso rasgado e olhos a brilhar para o veterano espanhol Luis Ángel Maté (Euskaltel-Euskadi), vencedor, esta terça-feira, da 6.ª etapa da Volta a Portugal, na distância de 168,5 km, entre Penamacor e a Guarda, que realizou um sonho.

«Não queria acabar a minha carreira sem ganhar uma etapa da Volta a Portugal, por isso o sabor é incrível. Gosto muito de Portugal, da ‘Grandíssima’: é a corrida do povo português. Para mim, estar aqui já era um prémio. E então ganhar uma etapa, é um sonho. Tenho mais de dez anos de ciclismo de alto nível, mas isto também é alto nível, a Volta é muito difícil», disse aos jornalistas, na Guarda, o corredor da equipa basca, que ascendeu ao quinto posto da classificação geral, a 1m01s de distância do russo Artem Nych (GlassDrive-Q8-Anicolor), segundo na tirada e novo camisola amarela da prova.

«Desgraçadamente, nos últimos anos o ciclismo português não teve as oportunidades de outros países e não é justo, pois há muitíssimo talento em Portugal. Espero que Portugal possa ter uma equipa ao nível internacional mais alto nos próximos anos, pois isto é o mais alto», foi o desejo formulado pelo corredor de 39 anos, natural de Marbella.

«A GlassDrive atacou muito nesta tirada e assumiu as rédeas da etapa. Pudemos interpretar bem o que se passou e lutar pela vitória na Guarda, que era o objetivo», concluiu o corredor da formação basca que fecha o ‘top 5’ desta Volta, na Guarda, na véspera do dia de descanso dos corredores.