Benfica: 75 artigos para discutir na especialidade na AG dos estatutos

Presidente da Mesa da AG, José Pereira da Costa, disponibilizou aos sócios a sistematização das propostas para que os trabalhos decorram como planeado

A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) de revisão dos estatutos do Benfica, suspensa a 21 de setembro e na qual se demitiu o então presidente da Mesa da Assembleia Geral, Fernando Seara, é retomada à 9.30 horas de 26 de outubro, para continuar a discussão e aprovação das propostas na especialidade admitidas e votação final global das alterações aos estatutos nos termos da metodologia aprovada.

O atual presidente da Mesa da AG, José Pereira da Costa, que assumiu a condução da reunião magna a 21 de setembro, disponibilizou aos sócios, no site, «a relação dos artigos aprovados na generalidade e na especialidade e a sistematização, tendo como base de análise a proposta de consenso já aprovada, das propostas que visam alterar artigos na especialidade».

Em comunicado, José Pereira da Costa assinala que «há propostas que não configuram alterações normativas» e que não poderão ser votadas, mas partilha-as «a bem do conhecimento geral do processo de alteração dos estatutos».

O objetivo é contribuir para que «os trabalhos decorram de acordo com o planeado», ou seja, que exista a possibilidade de o processo ser encerrado nesse dia. Na última AGE, houve alguma confusão no momento da apreciação e votação de propostas de alteração na especialidade e isso atrasou o processo.

Na primeira parte da AGE, ainda a 21 de setembro, foi aprovada na generalidade a proposta de consenso, para a qual contribuíram o movimento Servir o Benfica, elementos da comissão da revisão de estatutos e Direção. Esse esforço permitiu a elaboração de uma proposta única, mas alguns assuntos delicados ficaram por discutir na especialidade.

Para lá da aprovação na generalidade, foram aprovados mais 22 artigos na especialidade, 20 da proposta de consenso e dois de propostas de sócios.

Fica a faltar, agora, a discussão e aprovação de mais 75 artigos na especialidade. Alguns dos temas conduzirão, previsivelmente, a profunda discussão. Essa é a conclusão da análise do documento publicado pelo presidente da Mesa da AG.

Sobre os direitos de votos dos sócios, por exemplo, verifica-se a contribuição de 26 associados. Em causa, neste artigo, o número de votos correspondente aos anos de filiação. Mas noutros artigos — eleições, mandatos, impedimentos e incompatibilidades, Assembleias Gerais, convocação e funcionamento de AG, organização dos atos eleitorais e casas do clube — são várias as propostas de sócios que discordam da proposta de consenso.

O movimento Servir o Benfica, que, como se disse, contribuiu para a proposta consensual, pediu para ser contactado através de email pelos sócios que submeteram propostas. Disponibilizou-se para comparar e otimizar diferentes sugestões de alteração na especialidade referentes aos mesmos artigos para evitar «propostas redundantes».

José Pereira da Costa, por sua vez, informou que «os proponentes poderão fazer chegar à Mesa da Assembleia Geral, até ao início dos trabalhos, por email dirigido à Secretaria Geral, eventuais desistências das propostas apresentadas».

Tags: