FC Porto: Galeno em busca de ‘penta’ inédito na prova rainha
Nenhum jogador venceu cinco Taças de Portugal consecutivas na história do futebol português. O recorde (4) pertence… ao extremo dos dragões. Caminhada rumo ao Jamor inicia-se na Amadora, este domingo.
O FC Porto faz a partir de amanhã a defesa da Taça de Portugal, que conquistou nas últimas três épocas, com uma deslocação ao Estádio José Gomes, casa emprestada do Sintrense.
Se o emblema azul e branco persegue o ‘tetra’ da prova rainha, Galeno está à procura do ‘penta’ na competição.
O ciclo triunfante do extremo na Taça teve início ainda no SC Braga, em 2020/21, numa final ganha ao Benfica (2-0), no Jamor. Na temporada seguinte, porém, a sequência esteve perto de ser quebrada: os arsenalistas caíram aos pés do Vizela (0-1), nos oitavos de final, numa fase em que o jogador recuperava de lesão.
Voltou a participar na prova rainha quando foi contratado pelos portistas no mercado de inverno, após a saída de Luis Díaz, que fez as malas para Liverpool. Galeno voltava a uma casa conhecida, que o havia acolhido em 2016, por empréstimo do Grêmio Anápolis.
Acabou por sair em 2019 para os minhotos, mas Sérgio Conceição recuperou-o depois de perder o craque ‘cafetero’ para os ‘reds’. O brasileiro voltou a levantar a Taça de Portugal, após uma vitória sem espinhas frente ao Tondela (3-1), partida na qual foi suplente utilizado.
Seguiram-se as conquistas em 2022/23, ante os bracarenses (2-0), e na época transata, frente ao Sporting (2-1), pelo que já lá vão quatro Taças consecutivas para Galeno, que está a uma conquista de integrar o lote restrito de atletas dos azuis e brancos com mais provas rainhas no currículo.
Jogadores do FC Porto com mais Taças de Portugal conquistadas
Pepe - 5
Vítor Baía - 5
Secretário - 5
Folha - 5
Jorge Costa - 5
Paulinho Santos - 5
Domingos - 5
Aloísio - 5
No topo da lista surgem os nomes de Pepe, Vítor Baía, Secretário, Folha, Jorge Costa, Paulinho Santos, Domingos e Aloísio, todos com 5 troféus no palmarés. Importa notar que os jogadores mencionados levantaram as cinco Taças ao serviço dos portistas, ao passo que Galeno conta com uma conquistada longe do Dragão, ao serviço do SC Braga.
Apesar disso, vencer a prova rainha cinco vezes seguidas é um feito inédito na história do futebol luso. Nem mesmo Carlos Manuel, José Águas e Nené, os três atletas com mais conquistas (7) na competição, conseguiram tal proeza.
Os recordistas da Taça de Portugal
José Águas (Benfica) - 7
Nené (Benfica) - 7
Carlos Manuel (Benfica/Boavista) - 7
Veloso (Benfica) - 6
Shéu (Benfica) - 6
José Luís (Benfica) - 6
Bento (Benfica) - 6
Coluna (Benfica) - 6
Artur Santos (Benfica) - 6
João Azevedo (Sporting) - 6
O atual recorde, de quatro consecutivas, pertence precisamente a Galeno, que procura quebrar o próprio registo, levantando mais uma Taça de Portugal, no final desta época.