Volta à Suíça: Rui Costa em 5.º na etapa, Almeida sobe ao pódio da geral
João Almeida subiu ao terceiro lugar da Volta à Suíça (UAE-Emirates)

Volta à Suíça: Rui Costa em 5.º na etapa, Almeida sobe ao pódio da geral

CICLISMO10.06.202420:31

O belga Yves Lampaert mantém a camisola amarela ao fim de duas etapas

A segunda etapa da Volta à Suíça foi particularmente positiva para dois ciclistas portugueses: Rui Costa (EF Education-EasyPost), que foi 5.º classificado na tirada; e João Almeida (UAE-Emirates), que subiu um lugar na geral e passou a ser o terceiro.

De regresso à competição depois de vários meses afastado por lesão – fraturou a omoplata devido a uma queda na Volta ao Algarve, em fevereiro – o experiente ciclista de 36 anos terminou bem colocado no pelotão e voltou a ser feliz numa prova que já conquistou três vezes. O resultado permitiu ao antigo campeão do mundo subir do 62.º para 48.º lugar da classificação geral.  

A tirada que ligou Vaduz a Regensdorf, num percurso de 177,3 quilómetros, foi ganha ao sprint pelo francês Bryan Coquard (Cofidis), em 4h06, seguido de Michael Matthews (Team Jayco-AIUIa) e de Arnaud De Lie (Lotto Dstny).

João Almeida, que na véspera terminou o contrarrelógio de abertura no 4.º lugar, chegou integrado no pelotão e manteve a diferença de sete segundos para o camisola amarela, o belga Yves Lampaert (Soudal Quick Step), e de três para Ethan Hayter, novo segundo classificado.

À semalhança dos compatriotas, Nelson Oliveira (Movistar), também chegou integrado no grupo principal e subiu um lugar no top-20, sendo o 18.º classificado.

A terceira de oito etapas do tour helvético vai ligar as localidades de Steinmaur e Ruschlikon, num total de 161,7 quilómetros, e conta com duas contagens de montanha de terceira categoria nos 20 quilómetros finais, ainda que a chegada seja em plano.