Taça de Portugal: Santa Clara sofre para se apurar em Gondomar
Lance do Gondomar-Santa Clara (Foto: Fernando Menderico/ LUSA)

Taça de Portugal: Santa Clara sofre para se apurar em Gondomar

Açorianos dominaram e controlaram mas golo da vitória só apareceu perto do final do jogo

O Santa Clara jogou este sábado em casa do Gondomar a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal e apurou-se com um golo marcado aos 83 minutos por Gabriel Silva, que, oportuno, rematou de primeira já na área do adversário, dando a melhor resposta a um bom passe rasteiro da direita.

O golo de Gabriel valeu o apuramento à equipa açoriana da Liga, que dominou e controlou durante o jogo inteiro, mas teve de sofrer e insistir bastante para conseguir contrariar a equipa do Gondomar, que colocou em campo um bloco muito baixo, solidário, e que teve no seu guarda-redes, Ricardo Neves, um dos melhores elementos do desafio, com defesas de nível e que evitaram que o Santa Clara tivesse marcado em várias situações.

O desafio jogou-se praticamente apenas no meio-campo do Gondomar, que procurou sair rápido em transições ou num futebol mais direto, aproveitando alguns, poucos, erros do Santa Clara; mas a formação do Campeonato de Portugal foi inconsequente e ineficaz. O Santa Clara apresentou sempre um futebol de pressão alta, com a bola a girar de flanco para flanco, paciente, na procura do golo, que demorou a surgir. Curiosamente, foi numa fase já de alguma ansiedade que Gabriel Silva e o Santa Clara foram felizes, merecidamente.