Açorianos fazem escala em Famalicão rumo a Alvalade (crónica)
Bruno Almeida festeja em Famalicão. Imagem: Hugo Delgado/Lusa

Famalicão-Santa Clara, 0-1 Açorianos fazem escala em Famalicão rumo a Alvalade (crónica)

NACIONAL19:05

Golo de Bruno Almeida garantiu aos açorianos a passagem à fase seguinte da Taça de Portugal

Num jogo carregado de faltas, o Santa Clara superou o Famalicão por 1-0, avançando para os oitavos de final da Taça de Portugal, onde enfrentará o Sporting. O único golo foi marcado por Bruno Almeida, aos 79 minutos, num lance construído pelo inspirado Gabriel Silva, que desequilibrou pela esquerda antes de assistir para o golo, antes de ser expulso.

O Famalicão, que nos últimos dez jogos venceu apenas dois - e empataram também dois -, voltou a mostrar dificuldades na finalização. Mario González teve a melhor oportunidade da equipa da casa, mas Neneca, guarda-redes do Santa Clara, saiu-lhe aos pés e evitou o golo com uma defesa decisiva aos 60 minutos. Antes, no primeiro tempo, o avançado espanhol esteve envolvido num lance infortuito ao impedir o golo (quase certo) do colega Gustavo Sá.

A primeira parte do jogo foi equilibrada, com poucas oportunidades claras. O Santa Clara até chegou a introduzir a bola na baliza adversária, mas o lance foi invalidado por fora de jogo. No segundo tempo, a intensidade subiu, mas o número elevado de faltas quebrou o ritmo da partida.

Recorde os principais lances da partida.

Após o golo de Bruno Almeida, o Famalicão intensificou a pressão e esteve muito perto de empatar já nos descontos, quando Mathias de Amorim rematou com perigo, mas Sidney Lima fez um corte providencial, garantindo a vitória açoriana.

O jogo terminou de forma tumultuosa, com Gabriel Silva a ser expulso após provocar o banco do Famalicão, gerando confusão no relvado. Sob escolta dos colegas, o extremo brasileiro deixou o campo em direção aos balneários. Os adeptos do Famalicão mostaram a Armando Evangelista que não gostaram do que viram.

Com esta vitória suada, o Santa Clara segue confiante para o próximo desafio, em Alvalade, enquanto o Famalicão fica-se pela quarta eliminatória.

0