Volta à Suíça: João Almeida desce à 5.ª posição em dia de triunfo de Thibau Nys

Volta à Suíça: João Almeida desce à 5.ª posição em dia de triunfo de Thibau Nys

CICLISMO11.06.202417:07

Português da UAE Emirates perdeu alguns segundos para os principais adversários no final da quarta etapa

João Almeida perdeu alguns segundos para os principais adversários na luta pela vitória na Volta a Suíça, na terceira etapa, esta terça-feira, ganha pelo belga Thibau Nys, da equipa Lidl-Trek.

No final de um percurso difícil entre Steinmaur e Rüschlikon (161,7 km), o português da UAE Emirates deixou-se cortar num terceiro grupo que concluiu a tirada a sete segundos do septeto da dianteira, liderado por Nys, que se impôs, em sprint, a Stephen Williams (Israel-Premier Tech) e Alberto Bettiol (EF Education-EasyPost), segundo e terceiro, respetivamente.

Nos últimos quilómetros, o primeiro classificado da geral, Yves Lampaert (Soudal Quick-Step), atrasou-se, perdendo 46 segundo na meta para o grupo da frente, e cedeu assim a camisola amarela a Alberto Bettiol.

Ao perder, entre sete e quatro segundos para os rivais diretos, algum do tempo que lhes conquistou no prólogo inaugural da prova, João Almeida baixou duas posições na geral, para a quinta, a nove segundos de Bettiol, que tem seis segundos de vantagem sobre o britânico Ethan Hayter (INEOS Grenadiers) e o neerlandês Wilco Kelderman (Visma-Lease a Bike).

Rui Costa (EF Education-EasyPost), que foi quinto na terceira etapa, terminou a quarta na 56.ª posição, a 43 segundos do vencedor, e Nelson Oliveira (Movistar), na 96.ª, a 4.51 minutos.

A corrida decidiu-se nos últimos 40 quilómetros, em que se incluíam três subidas curtas, mas seletivas. No pelotão, a EF Education-EasyPost impôs um ritmo impossível para os velocistas puros e para o êxito do quinteto em fuga.

Depois do desgaste provocado pelas primeiras duas ascensões, a derradeira, com 700 metros e 7% de inclinação média, foi palco de batalha decisiva. Fortemente atacada, desde logo fracionando o pelotão – com João Almeida deixar-se surpreender -, Wilco Kelderman ainda tentou surpreender os mais rápidos, acelerando ainda distante da meta, mas a 200 metros desta não resistiu à superior capacidade de explosão de Thibau Nys.