Volta a Portugal termina em Viseu com contrarrelógio mais longo

Volta a Portugal termina em Viseu com contrarrelógio mais longo

CICLISMO12.06.202417:38

Prova segue o figurino tradicional, não faltando Serra da Estrela e Senhora da Graça. Terá etapa com chegada a Lisboa (Marvila) e primeira etapa logo com final em subida

A 85.ª Volta a Portugal arranca a 24 de julho com um prólogo em Águeda e terminará a 4 de agosto após contrarrelógio individual de 26,6 quilómetros em Viseu. «É uma quilometragem ligeiramente superior à dos [contrarrelógios dos] últimos anos, que fará o acerto de contas nesta edição da prova», declarou o diretor da corrida, Joaquim Gomes.

A Volta 2024 terá um início «anormalmente exigente», reconhece o principal responsável pela organização do evento. Após o prólogo urbano em Águeda (5,6 km), a primeira etapa, entre Anadia e Miranda do Corvo, culminará no alto do Observatório de Vila Nova, onde a meta coincide com um prémio de montanha de 1.ª categoria (9,9 km a inclinação média de 8,3%) e será antecedida por contagem de 2.ª categoria (Senhor da Serra), 14,7 km antes da escalada final.

«Os principais protagonistas, os grandes candidatos presentes, à partida, desta volta a Portugal terão oportunidade de firmar imediatamente na primeira etapa em linha a sua candidatura à vitória na prova», sublinhou Joaquim Gomes.

A segunda etapa prevê-se oportunidade para sprinters. Com partida de Santarém e meta em Lisboa (Marvila), marca, nove anos depois, o regresso de uma etapa em linha à capital e será a localização mais a sul da edição da prova.

Ao quarto dia (3.ª etapa), desde logo a tradicional etapa da Serra da Estrela, do Crato ao alto da Torre, com ascensão final por Covilhã, e no dia seguinte (4.ª etapa), o também já habitual carrossel de média montanha por aquela serrana, entre Sabugal e Guarda.

Após o dia de descanso, a quinta etapa, entre Penedono e Bragança, poderá ser a segunda oportunidade para os corredores rápidos do pelotão - que voltarão a fazer grupetto na jornada seguinte, ainda em Trás-os-Montes (Bragança-Boticas), incluindo uma primeira categoria, em Torneiros (4,7 km a 8,8%), a 17 km da chegada.

A ligação entre Felgueiras e Paredes é adequada a que uma fuga possa vingar, e a seguinte, entre Viana do Castelo e Fafe, a mais extensa (182,4 km), indicada para um derradeiro sprint em pelotão.

A penúltima etapa é a da Senhora da Graça, e será, como sempre, bastante dura, integrando a Serra do Marão, Velão e Barreiro, antes da ascensão final ao célebre Monte Farinha. Muita montanha, mas será o maior contrarrelógio da Volta a Portugal desde 2016 (26,6 km), com início e final em Viseu, a determinar o sucessor do suíço Colin Stussi, vencedor da edição de 2024.

Etapa da Volta a Portugal 2024

Prólogo: Águeda - Águeda, 5,6 km (CRI)
1.ª Etapa: Sangalhos - Observatório de Vila Nova, 158,2 km
2.ª Etapa: Santarém - Lisboa, 164,5 km
3.ª Etapa: Crato - Torre, 161,2 km
4.ª Etapa: Sabugal - Guarda, 164,5 km
Descanso
5.ª Etapa: Penedono - Bragança, 176,8 km
6.ª Etapa: Bragança - Boticas, 169,1 km
7.ª Etapa: Felgueiras - Paredes, 160,4 km
8.ª Etapa: Viana do Castelo - Fafe, 182,4 km
9.ª Etapa: Maia - Senhora da Graça, 170,8 km
10.ª Etapa: Viseu - Viseu, 26,6 km (CRI)