Volta à Polónia: João Almeida mais favorito

Ciclismo Volta à Polónia: João Almeida mais favorito

CICLISMO02.08.202319:36

João Almeida foi terceiro classificado na quinta etapa da Volta à Polónia, esta quarta-feira, e manteve a segunda posição da geral na véspera do contrarrelógio que deverá ser decisivo para a definição do vencedor da corrida e favorável ao português.

O jovem corredor da UAE Emirates discutiu a vitória na tirada de 198,8 quilómetros, entre Pszczyna e Bielsko-Biala, com o camisola amarela, o esloveno Matej Mohoric (Bahrain-Victorious) e o neerlandês Marijn van der Berg (EF Education-Easy Post), mas foi batido por ambos, perdendo dois segundos, por bonificação, para o primeiro, de quem está agora a 12 segundos na tabela classificativa da prova polaca.

Van der Berg venceu a etapa, impondo-se a Mohoric, segundo, e a Almeida, que fechou o pódio. O sprint final foi marcado por uma queda que deixou fora da luta pelo triunfo grande parte de um grupo de 48 ciclistas que se apresentava à disputa, após as dificuldades montanhosa do percurso, a que João Almeida escapou, tal como Rúben Guerreiro (Movistar), que foi 13.º classificado com o mesmo tempo do vencedor.

Nas contas da geral, Mohoric reforça ligeiramente a liderança sobre João Almeida e o polaco Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers) ascende à terceira posição, a 16 segundos. Ruben Guerreiro ocupa o 13.º posto, a 1.03 minutos do camisola amarela.

João Almeida depara-se como o principal favorito à vitória na corrida, que conquistou em 2021, se o confirmar esta quinta-feira, no contrarrelógio individual de 16,6 quilómetros, em Katowice, que, atendendo às diferenças escassas entre os primeiros classificados da geral, deverá ser determinante para apurar o vencedor desta volta, que termina sexta-feira em Cracóvia.