Volta a França: Pogacar «supersatisfeito» após «etapa de sonho»
Esloveno da UAE Emirates venceu a quarta etapa, a primeira de alta montanha do Tour 2024, e reconquistou a camisola amarela. Conhecer a descida do Galibier «foi uma vantagem», admite Pogacar
Tadej Pogacar (UAE Emirates) desferiu o ataque previsto na 4.ª etapa da Volta a França, esta terça-feira. De qualquer modo, só fez a 800 metros do cume do Col du Galibier, onde passou uns dez segundos à frente de Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), o seu principal alvo neste primeiro dia de montanha.
Pogacar desceu a velocidade vertiginosa para a meta, onde chegou 35 segundos antes dos seus perseguidores, em quinteto liderado por Remco Evenepoel.
O líder da UAE Emirates reconquistou a camisola amarela com 45 segundos de vantagem sobre o belga da Soudal Quick-Step. Vingegaard (Visma Lease a Bike) está a 50 segundos.
«Estou supersatisfeito. Era mais ou menos o plano que estabelecemos na equipa e executámo-lo muito bem. Foi como uma etapa de sonho, pude terminar isolado… Estou bastante contente com isso», começou por declarar Tadej Pogacar após o final da equipa, em Valloire, já em território francês, após três dias corridos em Itália, desde a Grande Départ em Florença.
«Queríamos tornar a etapa difícil, conheço as subidas muito bem, treinei bastante nesta zona nas últimas semanas. Foi um pouco como correr em casa», contou o esloveno. «Também foi bom ganhar os segundos de bonificação no topo do Galibier. Tive muita confiança desde a partida e boas pernas durante toda a etapa».
O esloveno construiu a maior parte da vantagem na descida do Col du Galibier, onde beneficiou do conhecimento do trajeto, admitiu. «Conheço bem a descida, só fiquei um pouco surpreendido ao ver a estrada molhada nas primeiras curvas, por isso foi um pouco assustador, mas consegui fazer uma descida bastante rápida. Quando se conhece a estrada, é mais fácil».
O novo camisola amarela falou ainda da vantagem sobre os principais adversários. «A liderança é positiva. Estou com boas sensações. Vamos continuar, dia a dia, a tentar reforçar a vantagem, e a divertir-me na bicicleta. Esta semana há o contrarrelógio, mas tenho plena confiança nas minhas capacidades», concluiu Pogacar.