Volta a França: Jasper Philipsen quebra jejum à quinta tentativa
Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) celebra a primeira vitória no Tour 2024
Foto: IMAGO

Volta a França: Jasper Philipsen quebra jejum à quinta tentativa

CICLISMO09.07.202417:14

Velocista belga, vencedor de quatro etapas na edição de 2023, regressa, enfim, aos êxitos no Tour, impondo-se em sprint no final da monótona 10.ª 'tirada'

Jasper Philipsen venceu, enfim, após quatro sprints sem êxito, na Volta a França 2024, esta terça-feira, a 10.ª etapa entre Orléans e Saint-Amand-Montrond, disputada num percurso plano de 187,3 quilómetros.

O velocista belga da Alpecin-Deceuninck, vencedor de quatro etapas e da classificação por pontos (camisola verde) na edição do ano transato do Tour, muito bem lançado pelo seu companheiro de equipa Mathieu van der Poel, conquistou o seu sétimo triunfo na corrida francesa, ao superar por ampla vantagem os adversários no sprint para a meta.

O eritreu Biniam Girmay (Intermarché-Wanty) foi segundo e o alemão Pascal Ackermann (Israel-Premier Tech) o terceiro. O belga Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) e o colombiano Fernando Gaviria (Movistar) completaram o top-5 da etapa.

Na jornada que se seguiu ao primeiro dia de descanso da prova foi monótona, sem fugas consolidadas, e não trouxe alterações nos primeiros da classificação geral, após todos os principais corredores terminarem integrados no pelotão, com o mesmo tempo do vencedor.  

O esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) lidera, com 33 segundos de vantagem sobre o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e 1.15 minutos menos do que o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike).

João Almeida é o melhor corredor português, na sexta posição, a 2.17 minutos do seu companheiro de equipa Pogacar. Rui Costa (EF Education-EasyPost) ocupa a 43.ª posição (+31.22 m) e Nelson Oliveira (Movistar) o 51.º lugar (+37.19).