Vídeo: Bronca de João Almeida a colega de equipa torna-se viral
Português da UAE pediu a colega para puxar mais na subida
Tadej Pogacar venceu a etapa desta terça-feira do Tour e voltou a vestir a amarela, graças a uma incrível arrancada na subida ao Galibier, mas também ao trabalho da equipa UAE Emirates, no entanto nem tudo foi tranquilidade.
O excesso de estrelas na UAE Emirates teve a primeira contrapartida na coordenação de esforços em prol do líder Tadej Pogacar e motivou uma chamada de atenção de João Almeida (dorsal 12) a Juan Ayuso em plena subida do Galibier.
Na sequência do revezamento, o espanhol deveria suceder ao português, mas Ayuso encontrava-se recuado no grupo quando deveria seguir na roda de Almeida. Perante a falta de Ayuso, João Almeida não se coibiu de lhe gesticular, chamando-o ao serviço, ao que o jovem corredor acabou por aceder, passando pela frente, mas apenas poucas centenas de metros, e forçando Almeida a substituí-lo.
Perante o impasse, Pogacar terá adiado por algum tempo o ataque, que só sucedeu a 800 metros do cume. Além disso, com essa economia de esforço, o espanhol pôde responder melhor do que o português, mais desgastado, à aceleração do grupo e terminou a etapa na 3.ª posição, enquanto Almeida ficou cortado e perdeu 18 segundos, acabando em oitavo.
O diretor-desportivo da UAE Emirates, Joxean Matxin, teve de explicar a estratégia da equipa à Cadena Cope: «Estava muito vento de frente e o Almeida e o Ayuso decidiram fazer esforços curtos entre eles. O Adam Yates disse que não se sentia bem e decidiu ser o primeiro a puxar. Conheço Ayuso e Almeida desde os cadetes, desde sempre. Estou feliz e orgulhoso das pessoas mais do que dos profissionais.»
O momento acabou por gerar várias reações nas redes sociais: