Veselko termina Ericeira Pro em 5.ª. Kikas à porta do Circuito Mundial
Fotografia Pedro Mestre

Veselko termina Ericeira Pro em 5.ª. Kikas à porta do Circuito Mundial

SURF08.10.202321:41

Francisca Veselko terminou em 5.ª no EDP Vissla Ericeira Pro. Frederico Morais entra na última etapa do Chalanger Series em 3.º do ranking. Portas abertas do Championship Tour

Terminou, este domingo, o EDP Vissla Ericeira Pro, com a americana Alyssa Spencer (4.ª do ranking) e o brasileiro Deivid Silva (6.º) a sagrarem-se vencedores da penúltima etapa do Challenger Series e a portuguesa Francisca Veselko a apenas ficar eliminada no último dia para terminar na 5.ª posição. 

Após esta passagem por Ribeira d’Ilhas, Sally Fitzgibbons, três vezes vice-campeã mundial da elite, assegurou a requalificação antecipada para o regresso ao Championship Tour na próxima temporada depois da queda a meio do presente ano na sequência do cut. Cole Houshand e Jacob Willcox também já inscreverem os seus nomes no CT 2024.

O 9.º lugar de Frederico Morais no Ericeira Pro deixa-lhe as portas abertas do Circuito Mundial. A uma semana do início do Corona Saquarema Pro, que decorrerá no Rio de Janeiro entre os dias 14 a 21, Kikas subiu ao 3.º lugar do ranking CS (era 5.º) após a concluir a etapa portuguesa com o seu terceiro melhor resultado de 2023 e vê cada mais perto concretizado o regresso ao Championship.

Recorde-se que a prova brasileira fecha o circuito e sela a lista dos 10 surfistas masculinos e 5 femininos que se juntam ao circuito de elite da Liga Mundial de Surf (WLS),

Kika Veselko esteve em destaque ao registar a melhor classificação na prova que garante vagas para o CT e subiu ao 16.º lugar do ranking CS. 

Quanto a Teresa Bonvalot, ficou pelos oitavos de final, repetiu a classificação alcançada na Austrália (Gold Coast Pro), arranque do CS e no US Open of Surfing, paragem que antecedeu a etapa portuguesa, e mantém-se no 11.º lugar.