Boxe Tszyu segue pegadas do pai e sagra-se campeão mundial (vídeo)
O australiano Tim Tszyu sagrou-se campeão mundial de boxe na categoria de pesos-médios ao vencer, em Sydney, o norte-americano Tony Harrison.
Tszyu, de 28 anos, permanece, assim, invicto ao fim de 26 combates, tendo alcançado a 16.ª vitória por KO depois de uma série de golpes em Harrison que levaram ao fim do combate quando decorria o nono assalto.
Embalado pela vitória, Tszyu deixou um recado a Jermell Charlo, adversário que tem dominado a categoria e que devia ter defrontado em janeiro passado, em Las Vegas. O combate acabou por ser adiado depois de Charlo ter fraturado dois ossos da mão durante um treino. «A mensagem passou de forma clara», disse depois de ter vencido o único adversário que conseguiu superar Charlo. «Sabes o que te espera, sabes o que vai acontecer. Estou a caminho dos Estados Unidos», acrescentou Tszyu.
Este título chega 28 anos depois de o pai de Tim Tszyu, Kostya Tszyu, ter conquistado o principal cinturão da carreira, quando se sagrou campeão do mundo de super-leves da IBF. Na altura, Tim tinha apenas dois meses de idade.
Os Tszyu tornam-se na sexta família da história do boxe a ver pai e filho sagrarem-se campeões mundiais, estando entre os mediáticos os mexicanos Julio César Chávez e Julio César Chávez Jr. e os norte-americanos Leon e Corey Spinks.