Tomás Contte vencedor em Santo Tirso

Ciclismo Tomás Contte vencedor em Santo Tirso

CICLISMO06.03.202311:38

Marcada pelo mau tempo, a clássica de Santo Thyrso na distância de 144,4 km, teve domingo como vencedor o argentino Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), que aproveitou as dificuldades do empedrado escorregadio da reta da meta, para se impor a Fabio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor) com ambos a registarem o tempo de 3.37,25 h, Adrian Bustamante (Kelly Simoldes-UDO) completou o pódio com mais 5 segundos.

A fuga de 10 ciclistas iniciada nos primeiros quilómetros, foi alimentando o interesse da corrida e chegou a ter a vantagem de 3,10 minutos para o pelotão, que foi perdendo unidades em grande parte devido às condições climatéricas.

Fabio Oliveira (ABTF), Luis Gomes (Kelly), Alexandre Montez e Rodrigo Caixas (Credibom) adiantaram-se no grupo de fugitivos, mas não resistiram à perseguição comandada pela Efapel que anulou a fuga a 3 km da linha de chegada, numa altura em que o pelotão se encontrava dividido em vários grupos. Sete ciclistas entraram no ultimo quilometro em condições de discutir a vitória, com Tomás Contte a sentenciar a corrida nos últimos 200 metros vencendo de forma convincente.

Nas restantes classificações, Rodrigo Caixas (Credibom) venceu a montanha, Fabio Oliveira (ABTF) as metas volantes,  Pedro Silva (Glassdrive) a juventude, Glassdrive-Q8-Anicolor por equipas, numa corrida em que terminaram 83 dos 113 ciclistas que alinharam à partida.