Seleção no Japão, Catarina combate de madrugada
Fotografia COP

Seleção no Japão, Catarina combate de madrugada

JUDO06.12.202422:40

A equipa nacional, ainda que só com três judocas e todas no sector feminino, está de regresso ao Circuito Mundial após os Jogos de Paris 2024 para participar no Grand Slam de Tóquio, última etapa da temporada,

Sem competir no Circuito Mundial desde os Jogos de Paris-2024 e após na passada semana se ter disputado o Campeonato Nacional, em Odivelas, a Seleção regressa à ação na próxima madrugada, no Grand Slam de Tóquio.

Última etapa da temporada, que decorre entre este sábado e domingo, e conta com a participação da bronze do último Europeu Catarina Costa (-48 kg, Ac. Coimbra), a duas vezes pódio em Mundiais Bárbara Timo (-70 kg, Benfica) e a medalha de bronze olímpica Patrícia Sampaio (-78 kg, Gualdim Pais).

Primeira a entrar em ação, Catarina (12.ª do ranking), que como terceira cabeça de série ficou isenta da ronda inaugural, começa por defrontar a judoca de Hong Kong Suet Yiu Tang (152.ª).

Domingo, Bárbara terá pela frente a japonesa Rin Maeda (86.ª). Note-se que, pelo menos neste final de temporada, a judoca do Benfica surge nos -70 kg, categoria na qual foi aos Jogos de Tóquio 2020 e tornou-se vice-campeã mundial em 2019. Para o ciclo de Paris 2024 lutou nos -63 kg, tendo sido bronze no Mundial de Tashkent 2022.

Quanto a Patrícia (10.ª), surge como principal cabeça de série, no primeiro confronto medirá forças com a russa Aleksandra Babintseva (47.ª), contra quem ganhou apenas uma vez das três ocasiões que se defrontaram no Circuito, precisamente a última, em 2023.