Sabonis, colega de Neemias nos Kings, renovou por €199 milhões

NBA Sabonis, colega de Neemias nos Kings, renovou por €199 milhões

MAIS DESPORTO02.07.202319:38

Num momento em que se mantêm duvidas se o futuro de Neemias Queta na NBA continuará a passar pelos Sacramento Kings, seja através de um contrato normal ou de um terceiro vínculo de duas vias que lhe permite também atuar na G League, os californianos têm aproveitado os primeiros dias de abertura de mercado para tratarem dos homens que atuam junto às tabelas, com destaque para a prorrogação do principal poste Domantas Sabonis por cinco temporadas e 217 milhões de dólares (199 milhões de euros).

Prestes a entrar na última época do anterior contrato, ainda assinado nos Pacers, pelo qual auferirá 22 milhões (20,16 milhões) mas será renegociado, Sabonis, de 27 anos, irá assim prolongar o vínculo até 2028/29, sendo 195 milhões (179 milhões) do montante correspondente às quatro épocas finais.

Na temporada passada, a primeira que fez integralmente em Sacramento, registou médias de 19,1 pts, 12,3 res (máximo da Liga) e 7,3 ass em 35m de utilização e foi uma das peças chave no conjunto liderado por Mike Brown.

Equipa sensação da regular season ao terminar em 3.º na Conferência Oeste (48 v-34 d) e regressando ao play-off após 16 anos de ausência, para serem eliminados pelos Warriors no Jogo 7 da ronda inaugural.

Com poucas horas de diferença, os Kings asseguraram também a continuidade do poste ucraniano Alex Len, este por apenas uma temporada e 3,2 milhões (2,9 milhões) e, logo na abertura do mercado, haviam já renovado com o extremo/poste Trey Lyles por duas épocas e 16 milhões (14.7 milhões).

Há dois dias contrataram o extremo/poste búlgaro Sasha Vezenkov, MVP da EuroLiga em 2022/24 e melhor marcador da Final Four deste ano, que estava ao serviço dos gregos do Olympiacos.

Vezenkov, de 27 anos, viverá a primeira experiência NBA mas muda de continente com um contrato de três anos e 20 milhões de dólares (18,3 milhões). Note-se que Sacramento detinha os direitos sobre o jogador na NBA desde que o escolhera na 57.ª posição no draft de 2017.

O momento de tentar a sorte no mais exigente campeonato do mundo não estará alheio ao facto de neste momento ser considerado um dos melhores basquetebolistas do velho continente e os Kings terem passado a aspirar a maiores ambições.

Quanto a Neemias, de 23 anos, como se sabe a formação de Sacramento acionou a norma de oferta qualificativa que lhe permite ter direito de preferência e poder igualar qualquer proposta apresentada por outro clube até ao máximo de 1,7 milhões (1,56 milhões), o que tornou o português num agente restritivo.

Para já o poste luso faz parte dos 15 escolhidos para ir à Liga de Verão California Classic, que amanhã começa no Golden 1 Center e onde os Kings terão os Warriors como adversário.