VOLTA A ESPANHA Primoz Roglic e Enric Mas 'recortam' 37 segundos a Ben O'Connor
O camisola vermelha não conseguiu acompanhar o esloveno e o espanhol num ataque na derradeira subida da 11.ª etapa, ganha pelo irlandês Eddie Dunbar
Primoz Roglic e Enric Mas diminuíram em 37 segundos a desvantagem para o camisola vermelha Ben O’Connor na 11.ª etapa da Volta a Espanha, esta quarta-feira, com partida e chegada ao Campus Tecnológico Cortizo, Padrón, na extensão de 166,5 quilómetros.
O esloveno da Red Bull e o espanhol da Movistar, segundo e quarto da classificação geral, respetivamente, atacaram na derradeira subida do percurso, o curto, mas íngreme Puerto de Cruxeiras (3.ª categoria, 2,8 km a 9%), a cerca de 10 km da meta, sem que o australiano, líder da prova, conseguisse acompanhá-los.
Os dois corredores foram mais tarde alcançados por Mikel Landa (T-Rex Quick-Step) e Mattias Skjelmose (Lidl-Trek) e David Gaudu (Groupama-FDJ), Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) e Aleksandr Vlasov (Red Bull), cortando a meta a 3.31 minutos do vencedor da etapa, o irlandês Edward Dunbar (Jayco-Aula), que se superiorizou a grupo de 13 adversários que, tal como ele, integraram a fuga original da etapa, com iniciais 36 unidades, consolidada primeiramente após os primeiros 60 quilómetros e desagregando-se pouco antes da última subida do dia.
Na segunda posição na etapa ficou o belga Quentin Hermans (Alpecin-Deceuninck) e o terceiro foi o britânico Max Poole (dms-firmenich), a dois segundos do vencedor, os restantes do grupo em fuga chegaram dois segundos depois.
Ben O’Connor, apesar da cedência de 37 segundos, mantém a liderança da geral, mas agora com 3.16 minutos de vantagem sobre Primoz Roglic e 3.58 minutos sobre Enric Mas.
O equatoriano Richard Carapaz (EF Education-EasyPost), que ocupava terceira posição da tabela, desceu ao quarto lugar, por troca com Enric Mas, após ter cedido 15 segundos para o espanhol (e Roglic). Todavia, o equatoriano ganhou 22 segundo a Ben O'Connor, de quem dista agora 4.10 minutos.