Pódio na despedida do ano para Kika Veselko
Francisca alcança melhor resultado (3.ª) na etapa final, Saquarema Pro, e finaliza temporada em 12.º do 'ranking' Challenger Series.
Francisca Veselko terminou, este sábado, a participação no Corona Saquarema Pro na 3.ª posição ao ser eliminada pela australiana Sophie McCulloch (finalista vencida) nas meias-finais da 6.ª e última etapa do Challenger Series (CS).
As duas melhores ondas da surfista portuguesa mereceram 6,77 pontos (3.07+3,70) em 20 possíveis, enquanto McCulloch foi pontuada com 10,50 (4,50+6,00).
No dia das finais do Saquarema, em que a canadiana Erin Brooks ganhou em femininos e o brasileiro Samuel Pupo nos masculinos, jornada que assinalou igualmente o fim da temporada do Challenger Series, prova de qualificação para o circuito de elite da Liga Mundial de Surf (World Surf League), Kika, campeã do mundo júnior WSL, despediu-se com a melhor classificação pessoal de sempre desde que compete no circuito, já que superou o 5.º lugar que registara no Ericeira Pro, uma semana antes do evento brasileiro.
Nas contas das quatro melhores pontuações, Veselko acrescenta dois nonos lugares na dupla perna australiana, Gold Coast e Sydney Pro, nas duas primeiras paragens do ano, e termina em 12.º do ranking Challenger Series com um total de 17,470 pontos.
Teresa Bonvalot finalizou a temporada em 15.ª, 10 lugares abaixo do alcançado no ano passado, quando ficou às portas da qualificação exatamente no mesmo local, praia de Itaúna, no litoral do Rio de Janeiro, e que lhe valeu o estatuto de suplente do CT em 2023.
Quanto a Yolanda Hopkins e Carolina Mendes, acabaram integradas no top-30 (29.º posto).