Pimenta e Cabecinha lideraram desfile de 22 atletas lusos
Portugal teve sete modalidades representadas na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos
Foram 22 os atletas, de sete modalidades, a representar a comitiva portuguesa na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos.
Liderados por dois porta-estandartes, o canoísta Fernando Pimenta e a marchadora Ana Cabecinha, os atletas lusos dividiram a embarcação número 60 com as comitivas da Coreia do Norte e do Catar.
Na véspera das primeiras provas em que vão participar atletas portugueses, daqueles que competem neste sábado, apenas Manuel Grave (equitação) marcou presença naquele que é considerado por muitos como o momento alto de uma edição dos Jogos Olímpicos.
Nesse sentido, Gustavo Ribeiro (skate) e Catarina Costa, que iniciam as respetivas provas na manhã de sábado, foram dois dos ausentes notados, além do campeão olímpico Pedro Pichardo que, à semelhança de vários outros competidores, ainda não chegou a Paris.
A acompanhar os dois porta-estandartes, estiveram João Ribeiro, Messias Baptista e Teresa Portela (canoagem); Filipa Martins e Gabriel Albuquerque (ginástica); Duarte Seabra e Manuel Grave (equestre); Fu Yu e Jieni Shao (ténis de mesa); Eduardo Marques, Carolina João, Diogo Costa e Mafalda Pires de Lima (vela); Miguel Nascimento (natação); e Taís Pina, Jorge Fonseca, Patrícia Sampaio, Bárbara Timo, Rochele Nunes e João Fernando (judo).
A representação lusa ficou completa com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte.