Paris 2024: Liliana Cá e Tiago Pereira entre as esperanças do Sporting

Clube de Alvalade apresentou esta segunda-feira os 10 atletas que vão rumar aos Jogos Olímpicos

São 10 os atletas sportinguistas que vão participar nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, prova que começa no próximo dia 26 de julho e que termina a 11 de agosto. Porém, dentro dos oito portugueses, além de Jorge Fonseca, no judo, há dois que se destacam entre potenciais candidatos à conquista de medalhas, como são os casos de Liliana Cá, no lançamento do disco, e de Tiago Pereira, no triplo salto.

Para a veterana de 37 anos, prestes a fazer a terceira participação nos JO – depois do 5.º lugar em Tóquio 2020 -, o objetivo passa por tentar conquistar uma medalha olímpica, porém, considera que uma «participação boa» seria a qualificação para a final, assumindo ainda que quer bater o seu recorde pessoal (66,40 metros).

Depois do bronze conquistado nos Europeus de Roma, a 8 de junho deste ano, - com a portuguesa Irina Rodrigues em 4.º, também qualificada para Paris 2024 – e do título nacional confirmado há cerca de duas semanas, Liliana Cá assume que a preparação não correu como queria, devido a lesões que contraiu durante a época.

«A preparação começou com altos e baixos, com mais baixos do que altos, porque tive uma lesão e depois foram aparecendo outras por ter tentado compensar as limitações da primeira. Mas o meu psicológico está mais forte para pensar em momentos altos do que nos piores», admitiu aos jornalistas na apresentação dos atletas sportinguistas que vão aos Jogos da capital francesa.

Tiago Pereira rejeita estar na sombra de Pedro Pichardo

Pedro Pichardo foi 2.º nos Europeus de Roma, porém, à porta das medalhas ficou Tiago Pereira, em 4.º, numa final marcada pela disputa entre o compatriota e Jordan Díaz, eventual vencedor da prova. Contudo, em março, o triplista de 30 anos destacou-se nos Mundiais de Pista Coberta, em Glasgow, ao arrecadar a medalha de bronze, depois de saltar 17.08 metros, marca que é até hoje o seu recorde pessoal.

Mesmo com Pichardo na mesma competição, um dos favoritos a vencer a competição, Pereira revela que o seu objetivo não está em chegar aos três lugares do pódio, tendo como principal foco estabelecer nova marca em seu nome. Contudo, logo a seguir, referiu que está confiante que «pode fazer um grande salto» e, quem sabe, «ser uma surpresa».

Mas para isso, Tiago Pereira, que ficou em 2.º com o Sporting no campeonato nacional de clubes, no passado fim de semana, viu a sua preparação para os Jogos Olímpicos ser incomodada por uma lesão no joelho, obrigando-o a voltar a trabalhar na «velocidade, força e algumas debilidades», porque «a técnica já está lá».

Em busca do sonho olímpico

Não menos importantes vão ser as participações dos restantes seis atletas lusos que vestem a camisola do clube de Alvalade. João Fernando (-81 kg) também vai rumar à capital francesa, esperando que a sua prestação fique na memória lusa.

Cátia Azevedo sagrou-se campeã nacional pelo Sporting, no passado domingo (Imagen de A BOLA)

Jéssica Inchude vai participar pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, com as cores de Portugal, depois de ter representado a Guiné-Bissau, em 2016 e quer «dar uma grande alegria aos portugueses». Também a fazer a estreia neste evento, destaca-se João Coelho que, apesar de lamentar o facto de não haver estafetas portuguesas, considera que o facto de se concentrar apenas nos 400 metros pode ser benéfico para si, afirmando que quer «chegar o mais longe possível» e bater recorde nacional.

Lorene Bazolo vai participar nos Jogos Olímpicos pela 3.ª vez (Imagem A BOLA)

Cátia Azevedo (400 metros) e Lorene Bazolo (100 e 200 metros) voltam aos Jogos Olímpicos, depois de competirem no Rio 2016 e Tóquio 2020. A atleta de Oliveira de Azeméis quer repetir a semifinal olímpica, mas não esconde que ambiciona chegar à final, além de superar o recorde português. Já Bazolo, quer desfrutar do momento e traça como principal objetivo o regresso às meias-finais. Quando questionada se espera qualificação para a final, a portuguesa diz que prefere «pensar etapa a etapa».

A LISTA DOS DEZ ATLETAS SPORTINGUISTAS PARA PARIS 2024

• Jorge Fonseca – Judo (-100 kg)
• João Fernando – Judo (-81 kg)
• Liliana Cá – Lançamento do disco
• Jéssica Inchude – Lançamento de peso
• Lorene Bazolo – 100 e 200 metros
• João Coelho – 400 metros
• Cátia Azevedo – 400 metros
• Tiago Pereira – Triplo Salto
• Emmanuel Eseme (Camarões) – 200 metros
• Teresa Bonvalot - Surf
• Andrii Protsenko (Ucrânia) – Salto em altura
• Katrine Jacobsen (Dinamarca) - Lançamento do martelo
• Mohamed Gounaed (Egipto) – 800 metros
• Raquel González (Espanha) – Marcha
• Roman Kokoshko (Ucrânia) – Lançamento de peso