Paris-2024: Bach desvaloriza má qualidade da água do Sena

Jogos Olímpicos Paris-2024: Bach desvaloriza má qualidade da água do Sena

JOGOS OLÍMPICOS06.09.202319:40

Presidente do COI acredita que organização terá tempo para resolver o problema que levou ao cancelamento de três eventos-teste

O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, desvalorizou a má qualidade da água do rio Sena, onde decorrerão as competições de natação em águas abertas, triatlo e paratriatlo de Paris-2024, defendendo que, a um ano dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, há tempo para garantir uma organização francesa de sucesso.

No último mês de agosto foram cancelados três eventos-teste para Paris-2024 devido à má qualidade da água do rio Sena, epicentro das cerimónias de abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, agendados de 26 de julho a 11 de agosto e de 28 de agosto a 8 de setembro, respetivamente.

«Ainda temos quase um ano até aos Jogos Olímpicos e todos estão a trabalhar neste grande desafio. Estou muito confiante de que tudo será um sucesso», frisou Thomas Bach.

Em comunicado, os organizadores de Paris-2024 garantiram que a qualidade da água «será melhorada até ao próximo ano, quando a infraestrutura adicional para gerir melhor as chuvas e as águas residuais entrar em funcionamento».

Referência a um gigantesco reservatório subterrâneo em Paris, que armazenará o excesso de água provocado pelas tempestades. Esta água só será tratada a seguir aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para não poluir o rio Sena.